Renascimento

Arte sacra da Capela Sistina

Vaticano publica estudo fotográfico dos afrescos históricos da igreja

Por Da Redação
Publicado em 27 de fevereiro de 2017 | 03:00
 
 
Capela Sistina tem obras de Michelangelo, Perugino e Botticelli Filippo Monteforte / AFP

A Capela Sistina, obra de arte do Renascimento, revela todos os detalhes graças a um trabalho fotográfico inédito, anunciaram os museus do Vaticano. O último estudo fotográfico exaustivo de seus afrescos do século XV era de duas décadas atrás.

A equipe responsável pelo projeto editou três livros com fotografias de grande formato (43 cm x 61 cm), cujas páginas podem ser abertas a 1,20 m.

Os três livros incluem um total de 220 detalhes da abóbada de 520 m² e do afresco do juízo final de Michelangelo, assim como pinturas das paredes laterais realizadas por Perugino ou Botticelli.

Os pesquisadores utilizaram uma inovadora tecnologia digital e lâmpadas de LED especiais para reproduzir uma luz diurna dentro da capela.

Os três livros de luxo, editados em 1.999 exemplares e destinados às grandes bibliotecas do planeta, reproduzem perfeitamente as cores utilizadas pelos grandes mestres da Capela Sistina, segundo a editora italiana Scripta Maneant.

“O projeto durou cinco anos”, afirmou Gianni Grandi, diretor de design gráfico, ao apresentar os livrosem evento ocorrido dentro da Capela Sistina.

“As fotos permitem entender o trabalho de Michelangelo, como por exemplo seu uso das linhas e do pontilhismo”, completou.

O registro histórico da capela que recebe 20 mil visitantes diariamente será vendido pelo preço de  12 mil cada para interessados. Outra forma de conhecer melhor os afrescos sem viajar ao Vaticano é visitando o site www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr.