MAGAZINE

As fases de Philippe Garrel

Redação O Tempo

Por Da Redação
Publicado em 20 de setembro de 2017 | 03:00
 
 

O programa com o maior número de filmes da 17ª Mostra Indie é a retrospectiva do francês Philippe Garrel, 69, que teve a curadoria do próprio diretor. Francesca Azzi, organizadora do evento, conta que começou o diálogo com ele em 2016. Após aceitar o convite, Garrel indicou as obras a serem exibidas. “Isso tem muito a ver com a maneira como ele cuida dos seus filmes desde quando ele tinha 16 anos. Philippe Garrel é um cara que tem um controle grande sobre a produção dele. Acho que ele conseguiu fazer uma seleção que dá uma visão ampla da sua carreira”, afirma ela.

Francesca sintetiza que, a partir desse recorte, o público poderá perceber as três principais fases que permeiam a trajetória de Garrel. “Ele começa com uma proposta mais experimental, usa recursos de linguagem diversos, não constrói roteiros e deixa as conexões fluírem da cabeça dele. Ele ressalta também a parte da enunciação ao aparecer, por exemplo, cortando a cena. Nesse momento, já demonstra também ser um diretor de atores, algo que é uma característica do seu cinema, principalmente em razão de ele ser filho de atores, que também aparecem nos filmes”, pontua ela.

O segundo momento da produção de Garrel, Francesca associa à safra dos anos 70. “No fim dessa década, ele faz o primeiro filme com roteiro: ‘A Criança Secreta’, mantendo ainda os experimentalismos. Ele dá outro passo também quando filma ‘O Vento da Noite’, com Catherine Deneuve. Nesse, ele alcança um nível maior de profissionalização, se torna um diretor que paga atores, fotógrafos, da maneira que ele acredita. Afinal, as pessoas precisam fazer cinema como trabalho, recebendo por isso”, diz Francesca.

O terceiro momento, segundo ela, se dá a partir de 2005. De lá para cá, ele mantém uma forma de fazer cinema que segue autoral, mas se torna mais acessível. Ele nunca fez nenhum filme muito comercial, mas ele disse que fazer filmes com uma atriz de renome facilita ter um orçamento maior. Mas o que ele gosta mesmo é de revelar atores e atrizes”, diz Francesca.

Agenda

o quê. 17ª Mostra Indie

quando. Abertura quarta-feira (20), às 19h30

onde. Cine Humberto Mauro (av. Afonso Pena, 1.537, centro). Haverá exibição de filmes também no Sesc Palladium

quanto. Entrada gratuita (ingressos disponíveis 30 minutos antes de cada sessão)

programação completa: www.mostraindie.com.br