MAGAZINE

Colecionador

Redação O Tempo

Por Da Redação
Publicado em 04 de abril de 2013 | 20:13
 
 
ARQUIVO PESSOAL

A cozinha, o espaço gourmet e os armários do empresário Frederico Martini são tomados pela coleção de pratos da Boa Lembrança, com mais de 880 peças. A paixão começou em 2004, no restaurante belo-horizontino Vecchio Sogno, no jantar de comemoração à primeira gravidez da mulher, a advogada Luciana Atheniense. Depois de pedir o prato Tortelloni de Linguiça Trufada, ganhou a cerâmica e desde então a coleção não para de crescer.

"Percebi que era significativo registrar estes momentos. Olhar os pratos me faz lembrar das refeições e, principalmente, das ocasiões especiais de cada uma delas", diz ele. A paixão é tanta que ele foi obrigado a fazer um acordo com a mulher: a cada novo prato, ela ganha um par de sapato.

Mas nem todos os pratos da coleção vieram de refeições feitas por ele. As preciosidades de Martini incluem os de voos inaugurais da Varig para Johanesburgo e Aruba, o primeiro prato de um restaurante de Belo Horizonte a entrar na associação, o Café Ideal, além de outros datados de 1994, quando a liga teve início.

No site da associação há uma seção dedicada a quem coleciona os pratos, o Clube do Colecionador. Somente por meio dessa plataforma é possível comprar os pratos da Boa Lembrança, já que os estabelecimentos não são autorizados a vender somente a cerâmica. Os colecionadores também usam o clube para trocar pratos.

Livro
A coleção inspirou Frederico Martini a escrever o livro "A Boa Lembrança da Infância", lançado no ano passado. Para a publicação, ele desenvolveu receitas inspiradas nos pratos originais e convidou crianças de 4 a 10 anos para irem para a cozinha prepará-las. Todo o processo foi registrado no livro, que tem 2.000 exemplares e está esgotado nas livrarias de Belo Horizonte — mas é possível comprar entrando em contato por e-mail com o empresário (santofred@ig.com.br) .

A intenção de Martini é escrever mais dois volumes, um dedicado à maturidade e outro para recém-casados.