Globo

Correndo atrás do ‘segundo sol’

Nova fase da novela começa nesta quinta (24) com a chegada de novos personagens

Por Renato Lombardi
Publicado em 23 de maio de 2018 | 03:00
 
 
Novo visual. Giovanna Antonelli cortou e clareou os cabelos para a segunda fase da trama Rede Globo/divulgação

A saga de Luzia, personagem de Giovanna Antonelli na novela “Segundo Sol”, da Globo, começa a trilhar novos caminhos a partir desta quinta-feira (24). Uma passagem de tempo de 18 anos vai marcar o início da nova fase do folhetim de João Emanuel Carneiro com a entrada de novos atores.

Luzia, que no capítulo que vai ao ar nesta quarta-feira (23) vai embora para Islândia após escapar da prisão, se torna uma DJ de sucesso e vai adotar o nome de Ariella. Após morar anos na Europa, ela volta ao Brasil em busca do seu segundo sol: reconquistar o amor dos filhos Ícaro e Manuela – a partir desta quinta-feira serão vividos por Chay Suede e Luisa Arraes, respectivamente –, que ela foi obrigada a deixar para trás quando fugiu do país.

Manuela, que foi adotada pelo casal Karen (Maria Luisa Mendonça) e Edgar (Caco Ciocler), terá um problema com drogas. Ela se sente excluída da família depois que sua mãe adotiva engravidou e teve Rochelle (Giovanna Lancellotti), que vai fazer de tudo para prejudicar a irmã adotiva.

Ícaro também vai se tornar um jovem problemático. Ele vive brigando com a tia Cacau (Fabiula Nascimento), que o criou desde que Luzia foi presa. O rapaz vai virar garoto de programa e será agenciado por Laureta (Adriana Esteves).

Enquanto se reaproxima de Ícaro e de Manuela, Luzia terá uma surpresa: ela vai descobrir que o bebê que achava que tivesse nascido morto é Valetim (Danilo Mesquita), que foi criado como filho de Karola (Deborah Secco). A DJ também vai descobrir que Miguel (Emilio Dantas) está vivo e que, na verdade, se chama Beto Falcão.

Balanço. No ar desde o 14, “Segundo Sol” registrou média de 31 pontos no Ibope na primeira semana de exibição – melhor audiência para os primeiros capítulos de uma novela desde 2014. “É uma trama já conhecida, até previsível, mas muito atraente, com ótima produção e elenco afiado. Sinto que o autor está trilhando caminhos já conhecidos e seguros”, afirma o crítico de TV Nilson Xavier, que define a trama como “um novelão envolvente”.

Para Xavier, a carreira de sucesso de João Emanuel Carneiro na TV – ele é autor de “Avenida Brasil” (2012) e “A Favorita” (2008), entre outras tramas – contribui para o bom desempenho de “Segundo Sol”: “Ele é o autor de muitas novelas elogiadas e aclamadas por público e crítica. Um autor com mais acertos do que erros”.