MAGAZINE

Critics’ Choice elege 'A Forma da Água' como melhor filme

Filme de Guillermo Del Toro sai vitorioso da premiação que é considerada um “termômetro para o Oscar

Por Da Redação
Publicado em 13 de janeiro de 2018 | 03:00
 
 
Estrela mirim. Brooklynn Prince foi responsável pelo momento mais emocionante do Critics’ Choice JEAN-BAPTISTE LACROIX/AFP

SANTA MONICA, EUA. Para quem viu o Globo de Ouro, entregue no último domingo, a 23ª edição do Critics’ Choice não reservou tantas surpresas. Mas a maior diferença ficou justamente na categoria de melhor filme, na qual “A Forma da Água”, de Guillermo del Toro, derrotou “Três Anúncios para um Crime”, vitorioso no Globo.

Entre os atores, a premiação foi quase um repeteco, com troféus para Frances McDormand (atriz, drama), Gary Oldman (ator, drama), Sam Rockwell e Allison Janney (coadjuvantes). “A Forma da Água” levou também os troféus de diretor, trilha sonora e design de produção).

Considerado um termômetro para o Oscar, o Critics’ Choice é organizado anualmente pelas associações de críticos Broadcast Film Critics Association (BFCA) e Broadcast Television Journalists Association (BTJA).

Com os quatro prêmios conquistados, o filme de del Toro se consolida como um dos longas favoritos na corrida para o Oscar, depois que ganhou também dois Globos de Ouro (diretor e trilha sonora).

Telinha. Na TV, a exemplo do que acontece desde o Emmy, “The Handmaid’s Tale” (série dramática) e “Big Little Lies” (minissérie) foram soberanas.

Com categorias técnicas e outras como melhor filme de ação ou de ficção/terror, o prêmio dos críticos também agraciou longas mais populares da temporada, como “Mulher-Maravilha” e “Corra!”. Este último, aliás, também surpreendeu ao levar o prêmio de melhor roteiro original – o adaptado foi para “Me Chame pelo Seu Nome”.

Na categoria edição, um inesperado empate entre a comédia “Em Ritmo de Fuga” e o drama de guerra “Dunkirk”, de Christopher Nolan. Uma das mais festejadas no palco foi a atriz Gal Gadot, protagonista de “Mulher-Maravilha”, que levou o prêmio especial #SeeHer (quase um “olha, elaaaa”).

Emoção. Brooklynn Prince, 7, ficou emocionada após ganhar o prêmio de melhor jovem ator ou atriz. Destaque no filme “Projeto Flórida”, que estreia no Brasil no próximo dia 1º de março, ela interpreta uma das crianças que vivem em um hotel que serve como habitação coletiva.

Logo que foi anunciada como a vencedora, ela já começou a chorar e chegou aos prantos no palco. “Uau, é uma honra enorme ganhar esse prêmio, mas eu queria... Todos os indicados são ótimos, deveríamos tomar sorvete depois”, disse, causando risos na plateia.

“Deus, eu queria te agradecer por essa incrível oportunidade e também quero agradecer o Sean (Baker, diretor do filme) por me dar essa incrível oportunidade para ser a Mooney”, continuou, entre lágrimas. “Quero dedicar esse prêmio a todas as Halleys e Moonees pelo mundo, esse é um problema real”, disse, falando sobre o problema da pobreza que afeta as crianças. “Vocês precisam ir até esses lugares e ajudar essas pessoas. Obrigada a todos”, concluiu Brooklynn seu discurso.

Confira alguns dos premiados:

Cinema:

Filme: “A Forma da Água”

Ator: Gary Oldman, “O Destino de uma Nação”

Atriz: Frances McDormand, “Três Anúncios para um Crime”

Ator coadjuvante: Sam Rockwell, “Três Anúncios para um Crime”

Atriz coadjuvante: Allison Janney, “Eu, Tonya”

Ator/atriz jovem: Brooklynn Prince, “Projeto Flórida”

Elenco: “Três Anúncios para um Crime”

Diretor: Guillermo del Toro, “A Forma da Água”

Roteiro adaptado: James Ivory, “Me Chame pelo seu Nome”

Animação: “Viva – A Vida é uma Festa”

Ator em comédia: James Franco, “Artista do Desastre”

Atriz em comédia: Margot Robbie, “Eu, Tonya”

Filme em língua estrangeira: “Em Pedaços”

TV:

Série de comédia: “The Marvelous Mrs. Maisel”

Ator em série de comédia: Ted Danson, “The Good Place”

Atriz em série de comédia: Rachel Brosnahan, “The Marvelous Mrs. Maisel”

Série de drama: “The Handmaid’s Tale”

Ator em série de drama: Sterling K. Brown, “This Is Us”

Atriz em série de drama: Elisabeth Moss, “The Handmaid’s Tale”

Ator coadjuvante em série de drama: David Harbour, “Stranger Things”

Atriz coadjuvante em série de drama: Ann Dowd, “The Handmaid’s”

Minissérie ou série limitada: “Big Little Lies”

Ator de filme para a TV ou minissérie: Ewan McGregor, “Fargo”

Atriz de filme para a TV ou minissérie: Nicole Kidman, “Big Little Lies”

Ator coadjuvante em filme para a TV ou minissérie: Alexander Skarsgård, “Big Little Lies”

Atriz coadjuvante de filme para a TV ou minissérie: Laura Dern, “Big Little Lies”