Streaming

Facebook investe em séries próprias

Rede social de Mark Zuckerberg investe em programação original, que deve estrear ainda neste ano

Por Da Redação
Publicado em 27 de junho de 2017 | 03:00
 
 
Empresa de Mark Zuckerberg investe em programação original Facebook / divulgação

O sucesso de grupos de streaming como Netflix e Amazon Prime está inspirando empresas como o Facebook. De acordo com o jornal “Wall Street Journal” e a agência de notícias AFP, a rede social está em negociações com estúdios de Hollywood para a produção de programas com qualidade de TV. O objetivo é lançar a programação original ainda neste ano.

A plataforma de cerca de dois bilhões de usuários mensais (1,94 bilhão no final de março) trabalha neste projeto com “um pequeno grupo de sócios e criadores”, indicou Nick Grudin, vice-presidente de parcerias de mídia do Facebook, em comunicado.

“Nosso objetivo é fazer do Facebook um lugar onde as pessoas possam se unir em torno do vídeo”, disse Grudin, observando que a rede social e seus colaboradores vão “experimentar os tipos de programas nos que você pode construir uma comunidade ao redor – do esporte à comédia, passando pelos reality shows e pelos game shows”.

O Facebook estaria disposto a investir em produções com orçamento de até US$ 3 milhões por episódio e quer conteúdo para o público de 13 a 34 anos, com foco na faixa de 17 a 30 anos. Segundo o jornal, dois programas já estariam em produção: “Strangers”, um drama de relacionamento, e “Last State Standing”, um game-show. E, ao contrário da Netflix e da Amazon, o Facebook não deve liberar toda uma temporada, optando pelo lançamento semanal dos episódios.

O desenvolvimento de conteúdos próprios é uma tendência entre os principais atores da internet. Netflix, Amazon e a plataforma de televisão online Hulu se voltaram para esta tendência, seguidos mais recentemente por YouTube e Apple, em uma escala mais modesta.