Letras

Flip homenageia Lima Barreto 

Festa Literária Internacional de Paraty anunciou que fará tributo ao escritor carioca em sua edição 2017

Por Da Redação
Publicado em 13 de novembro de 2016 | 03:00
 
 
Criação. Lima Barreto é o autor de “Triste Fim do Policarpo Quaresma”, entre outros romances Flip / divulgação

SÃO PAULO. “Defendi bravamente meu preferido”, diz Joselia Aguiar sobre a escolha do escritor carioca Lima Barreto (1881- 1922) como homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty em 2017, primeira edição sob sua curadoria.

Em 2014, a jornalista organizou, ao lado da tradutora Denise Bottmann, uma campanha online em torno do nome de Lima Barreto para o evento – que celebrou Millôr Fernandes (1923-2012).

A curadora explica que o nome de Lima Barreto estava na “lista de nomes possíveis” para a Flip há muito tempo, mesmo antes de 2014. “Há sempre uma vontade da Flip de surpreender; desta vez o entendimento foi que a surpresa seria confirmá-lo”.

A obra de Lima Barreto é marcada pela sátira e por dar voz a personagens marginalizados. Sua biografia costuma ser recordada, ela própria, como uma história de marginalização: negro, pobre, interno em manicômios.

Aguiar ressalta, porém, que “antes de tudo é preciso dar a ver sua inventividade literária”. “Lima Barreto pode levar a debates interessantes sobre o que foi moderno sem ser necessariamente modernista. Há toda uma linhagem que parece seguir sua trilha, Jorge Amado de algum modo e João Antônio inegavelmente”, diz.

“Depois, em torno de sua vida e obra podemos discutir grandes temas, como o poder e a estrutura social brasileira, o preconceito de cor, uma certa visão de Brasil, a imprensa, as trajetórias que estão à margem, as intersecções entre literatura e política, literatura e loucura, a cidade e seu habitante”, frisa.

Com um homenageado marginal, volta a expectativa de que o evento contemple participantes representativos de minorias – mulheres e negros foram ausências notadas e criticadas pelo público em edições recentes. “O que está à margem hoje? É uma pergunta interessante. Algumas questões derivam de Lima Barreto, como a racial, sem dúvida. Não poderia adiantar muito mais que isso, porque ainda está em maturação, e para manter o suspense também”, defende a curadora.

Evento. Em 2017, o evento acontecerá não no início, como de hábito, mas no fim de julho, entre os dias 26 e 30, para aproveitar as férias escolares.

A Flip também anunciou a abertura do programa de patronos 2017, voltado a pessoas físicas que desejem apoiar o evento e suas ações educativas. O programa oferece benefícios, como ingressos (informações em flip.org.br/faca-parte/seja-patrono).

Autores

Escritores que foram homenageados em outras edições da Flip.

2016: Ana Cristina Cesar
2015: Mário de Andrade
2014: Millôr Fernandes
2013: Graciliano Ramos
2012: Carlos Drummond de Andrade