Contos

Fragmentos da realidade inspiram criação literária

Redação O Tempo

Por DANIEL TOLEDO
Publicado em 20 de maio de 2011 | 18:03
 
 

Escritor de contos há mais de três décadas, o mineiro Laly Cataguases lança hoje, na Livraria Ouvidor Savassi, a sua primeira coletânea de textos. Trata-se de "O Homem Que Era Verde", livro que reúne 29 criações literárias, entre contos, crônicas e fábulas.


"Somente em 2008 comecei a levar a escrita profissionalmente, participando de concursos e coletâneas. Como tive bons resultados, acabei mesmo apostando nessa história", sintetiza o autor, que realizou o livro com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.


Os textos criados pelo escritor voltam-se a diversos temas e questões, dentre as quais ele destaca as relações familiares, o amor, a intolerância e a solidariedade.


"De um modo geral, são narrativas criadas a partir de acontecimentos do cotidiano ou mesmo de coisas que vejo na televisão e que me tocam. Esse, aliás, me parece ser o eixo do livro: falar sobre coisas que me tocam ou que, de certo modo, estavam me incomodando", analisa ele.


"Me interessa falar sobre pequenas coisas que me parecem especialmente significativas, profundas ou, ainda, que chamam nossa atenção para a possibilidade de acreditar um pouco mais no ser humano", completa Laly Cataguases, para em seguida falar sobre "O Homem Que Era Verde", conto que acabou cedendo o próprio nome ao título do livro.


"O personagem a que me refiro no conto é alguém que está sempre viajando e, por conta disso, tem a oportunidade de entrar em variadas histórias. Em cada lugar que para, ele aprende alguma coisa que não sabia, conhece novas pessoas e vai registrando tudo aquilo", relata, propondo uma comparação entre o personagem e a própria criação do livro.


"Além disso, eu também sou verde, pois estou começando agora a minha carreira", brinca.


Agenda
O que. Lançamento do livro "O Homem Que Era Verde", de Laly Cataguases
Quando. Hoje, das 10h às 14h
Onde. Livraria Ouvidor Savassi (rua Fernandes Tourinho, 253, Savassi)
Quanto.Entrada gratuita