Cinema

José Padilha de volta ao Festival de Berlim

Entre os títulos que estarão na competição pelo Urso de Ouro está 'Operação Entebbe', filme norte-americano dirigido pelo carioca

Por Da Redação
Publicado em 23 de janeiro de 2018 | 03:00
 
 
José Padilha volta a Berlim, onde foi premiado em 2007 Wally Skalij/“Los Angeles Times”

BERLIM, ALEMANHA. O Festival de Berlim, uma das mais tradicionais mostras de cinema do calendário, anunciou mais cinco títulos que estarão na competição pelo Urso de Ouro deste ano. Entre eles está “Operação Entebbe”, filme norte-americano dirigido pelo carioca José Padilha.

A história é inspirada no sequestro de um voo da Air France que fazia a rota entre Tel Aviv e Paris, em 1976, levado a cabo por guerrilheiros ligados à Frente Popular para a Libertação da Palestina. O longa tem Rosamund Pike (“Garota Exemplar”) e Daniel Brühl (“Adeus, Lênin”) no elenco. Padilha já ganhou um Urso de Ouro, em 2007, por “Tropa de Elite” e um Emmy em 2005 por Melhor Documentário com “Ônibus 174”.

Os outros filmes anunciados nesta leva para competir nesta edição são “Season of the Devil”, de Lav Diaz (Filipinas) e “Museo”, de Alonso Ruizpalacios (México). Fora da disputa também foram escalados "Ága", de Milko Lazarov (Bulgária, Alemanha, França), e “Unsane”, de Steven Sorderbergh (EUA).

O Brasil também está representado na competição por “Las Herederas” (as herdeiras), dirigido pelo paraguaio Marcelo Martinessi. Fora da disputa, o país também emplacou três filmes na mostra Panorama, paralela à competição principal. São eles “Aeroporto Central”, de Karim Aïnouz, “Ex-Pajé”, de Luiz Bolognesi, e “Bixa Travesty”, de Claudia Priscilla e Kiko Goifman.