Música

Na intimidade de Ivete

Redação O Tempo

Por Rodrigo Soares
Publicado em 03 de junho de 2009 | 18:24
 
 
Cacau Mangabeira/divulgação

Salvador. O relógio marcava 17h30 quando Ivete Sangalo entrou no salão do Yatch Clube da Bahia, em Salvador. Com a praia de Porto da Barra ao fundo, ela reuniu jornalistas do país inteiro para falar sobre "Pode Entrar", novo CD (lançado pela Universal Music)) e DVD (este feito em parceria com o canal pago Multishow, e que tem exibição marcada para hoje, às 21h30), que chegam amanhã às lojas.

Ao contrário do grandioso "Ao Vivo no Maracanã" - projeto da cantora também lançado em CD e DVD, que reuniu mais de 80 mil pessoas no famoso estádio carioca -, "Pode Entrar" é, nas palavras da cantora, "um convite para o fã entrar na minha intimidade". "A ideia desse trabalho surgiu quando decidi construir um estúdio em minha casa, justamente para facilitar os futuros trabalhos. Como estaria literalmente ‘em casa’, pensei em registrar tudo e lançar, além do CD, um DVD mostrando como tudo foi feito, apresentando para o público esse processo", afirma a cantora, sempre em tom muito bem-humorado.

O novo trabalho mantém o axé, ritmo característico da baiana (e que ela afirma "jamais abandonar"), com uma visível aproximação com outras vertentes musicais, como a MPB, o forró e até mesmo o rock. Isso é perceptível na escolha dos cantores convidados por Ivete para participar do álbum: Maria Bethânia, Carlinhos Brown, Lulu Santos, Marcelo Camelo, Mônica San Galo (irmã da artista), Saulo Fernandes (vocalista da Banda Eva) e o grupo Aviões do Forró.

"São pessoas que, de uma forma ou de outra, sempre tive contato. Há desde parceiros antigos, como o Saulo (Fernandes), a Mônica (San Galo), que dizia que só gravaria comigo em um esquema assim, mais tranquilo, o Lulu (Santos), uma influência forte pra mim no palco, e a (Maria) Bethânia, que é o sonho de qualquer músico", comenta Ivete, revelando que, entre os nomes que inicialmente pensou para esse trabalho, só não pôde contar com Vanessa da Matta. "Nossas agendas não bateram. Ficou para o próximo trabalho."

Em um certo momento da entrevista, o nome de Maria Bethânia surge citado como um dos maiores destaques entre todos os convidados. Ivete concorda e complementa que isso seria natural. "Bethânia é a Bethânia, não tem como deixar de reverenciar. Ela é admirada por todo mundo, e falarem muito da participação dela representa isso, a importância que ela tem. E, pra mim, é um orgulho cantar ao lado dela. Lembro que, quando eu ainda estava na Banda Eva, ela comentou, sem nem mesmo me conhecer, que eu seria uma das grandes cantoras do país", diz Ivete.

Clima. Conforme está no DVD, o clima entre a cantora e seus convidados foi de absoluta intimidade. Além do registro das canções em estúdio, há ainda imagens que mostram o papo descontraído entre Ivete e os músicos, nos mais diversos pontos da capital baiana.

"Esse é o resultado de um pequeno ‘reality- show’ com um objetivo bem específico, o de inserir ainda mais os fãs no meu mundo", afirma ela, que dedicou 12 dias para a concretização do novo trabalho, gravado em outubro do ano passado.

Sucesso antecipado

100 mil cópias
é a tiragem inicial do CD e também do DVD "Pode Entrar", que chegam às lojas de todo o país amanhã

Discografia

1999 - "Ivete Sangalo"

2000 - "Beat Beleza"

2001 - "Festa"

2002 - "Se Eu não te Amasse Tanto Assim"

2003 - "Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso"

2004 - "MTV ao Vivo Ivete Sangalo"

2006 - "As Super Novas"

2007 - "Multishow ao Vivo - Ivete no Maracanã"

2008 - "A Casa Amarela"

2009 - "Pode Entrar"

O repórter viajou a convite da Universal Music