Fotografia

Observações que miram a passagem do tempo

As mostras “Dias Comuns, de Paula Huven, e a coletiva “Oriente Risco aportam na CâmeraSete

Por Da Redação
Publicado em 21 de setembro de 2017 | 03:00
 
 
Cotidiano. Nesta imagem, Paula Huven captura a precipitação de pólen sobre a mesa de sua casa Paula Huven/reprodução

Depois de serem montadas na 7ª edição do Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta, que aconteceu em março deste ano, as exposições “Dias Comuns”, da artista mineira Paula Huven, e a coletiva “Oriente Risco” – centrada nas criações de fotógrafos residentes no Nordeste – aportam na Câmera Sete - Casa de Fotografia de Minas Gerais, onde serão inauguradas nesta quinta-feira (21).

Diferentemente do recorte apresentado em Tiradentes, os trabalhos de Paula serão vistos em Belo Horizonte num volume maior. Em vez de nove, o público poderá conhecer 22 imagens da série produzida por ela desde 2015. De acordo com a artista, a pesquisa que deu origem a essa mostra se configura como uma espécie de coleção de fotos de objetos encontrados no ambiente doméstico.

Há dois anos, esse processo começou enquanto ela se recuperava de uma cirurgia realizada no quadril. “Eu precisei retirar um tumor e depois disso fiquei bastante tempo em casa me recuperando. Foi a partir disso que eu comecei a observar os objetos domésticos, a partir da condição que eu estava vivendo. Eu comecei a buscar nos diversos elementos essa mesma natureza escultural do homem e sua relação com a fragilidade e a ruptura da forma”, diz Paula.

Essas composições, a seu ver, dialogam com o projeto “Viva Natureza Morta”, que foi selecionado pelo prêmio nacional de fotografia Pierre Verger e atualmente integra uma coletiva em cartaz em Salvador.

“As imagens de ‘Dias Comuns’ tem muito a ver com esse trabalho, que mostra uma maçã que, aos poucos, vai se apagando. Como nessa obra, minha intenção, em ‘Dias Comuns’, foi capturar essa passagem do tempo que vai modificando as estruturas, seja dos objetos ou do próprio corpo”, diz a artista

Agenda

o quê. Abertura das mostras “Dias Comuns”, de Paula Huven, e a coletiva “Oriente Risco”

quando. 5ª (21), às 19h. De 22/09 a 18/11, de 3ª a sáb., das 9h30 às 21h

onde. CâmeraSete - Casa da Fotografia de Minas Gerais (rua Afonso Pena, 737, centro)

quanto. Entrada franca