Performance

Travessias poéticas do cotidiano das cidades 

Coletivo de dança explora partituras coreográficas para interferir na percepção do espaço urbano

Por Joyce Athiê
Publicado em 02 de setembro de 2015 | 03:00
 
 
Urbano. Coletivo paulistano cria situações poéticas que extrapolam percepções do espaço urbano luciana arcuri

O desejo era trabalhar de forma independente e livre, criando espaço fora dos circuitos fechados da arte. Como tipicamente acontece com as bandas de rock, fizeram da garagem da casa de um dos membros do núcleo a sala de ensaio. Estavam tão perto da rua que decidiram experimentar a travessia, se relacionar com os vizinhos e com as pessoas que passavam na calçada. Assim surgiu o espetáculo “Travèssa”, que o coletivo Núcleo de Garagem apresenta sexta e sábado, às 18h. O local da intervenção é a rua, mas o ponto de encontro é o foyer do Sesc Palladium.

Como um circuito, a performance acontece a depender do entorno dos locais de apresentação. Ao público, o grupo apresenta um mapa com a trajetória que será percorrida, ficando a cargo de cada um vivenciar o trabalho a sua maneira. “Do ponto de partida, mapeamos alguns lugares, algumas construções. Brinca com situações cotidianas que ficam surreais, vai interferindo no contexto. Temos uma estrutura de apresentação, mas ela é aberta à potência da rua, aos imprevistos que ela traz. Normalmente, fazemos poucas ações, mas interferimos no cotidianos de forma a modificar o que é rotineiro, desde a forma de deslocamento, o que acaba por fazer o público alterar suas formas de perceber o espaço”, conta Teti Costa, artista do coletivo.

“Travèssa” é também um trabalho de dança que foi criado no contexto urbano da cidade de São Paulo, adaptando-se a cada localidade a partir de jogos e partituras coreográficas.

Agenda

O quê. Projeto Pauta em Movimento apresenta a performance “Travèssa”, do Coletivo Núcleo de Garagem

Quando. 4 e 5/9, às 18h

Onde. Sesc Palladium - Foyer Augusto de Lima (av. Augusto de Lima, 420, centro)

Quanto. Entrada gratuita