As Graças

Turnê no Jequitinhonha 

Redação O Tempo

Por da redação
Publicado em 05 de janeiro de 2016 | 04:00
 
 
Companhia paulista leva espetáculos às ruas e praças de nove cidades do Vale do Jequitinhonha ligia jardim/divulgação

Hoje, às 17h, um ônibus nada convencional vai estacionar no Largo do Rosário, no distrito de Milho Verde. Ali, os passageiros dessa condução irão fazer a primeira apresentação da premiada companhia paulistana de teatro As Graças. Com o intuito de levar a arte que produzem para as ruas e praças, a companhia sai de São Paulo e parte em turnê pelo Vale do Jequitinhonha.

O espetáculo “Canto a Canto” marca o início da viagem que, até o dia 22 de janeiro, irá percorrer nove cidades, fazendo, ao todo, 16 apresentações. O ônibus que leva essa turma não é um veículo qualquer. Ele é adaptado e se transforma em palco, ajudando a levar ao público espetáculos adultos e infantis.

A estrada faz parte da rotina da companhia desde 2002, quando o grupo começou o projeto Circular-Teatro, indo ao encontro do público nos espaços abertos da cidade de São Paulo. Logo em seguida, foram ganhando outros territórios e agora percorrem outras cidades do Brasil.

No Vale do Jequitinhonha, a companhia irá circular por Milho Verde (hoje), São Gonçalo do Rio das Pedras (7/1), Serro (8), Araçuaí (10 e 11), Padre Paraíso (13), Almenara (15), Felisburgo (17), Barrolândia (20) e Belmonte, já na Bahia, em 22 de janeiro.

As Graças. O grupo foi criado em 1995, dentro da Escola de Arte Dramática da USP, onde quatro mulheres – Eliana Bolanho, Vera Abbud, Daniela Schitini e Juliana Gontijo – se encontraram e seguem juntas até hoje compartilhando o exercício da criação teatral.

O grupo tem 14 espetáculos em repertório, mas para a turnê ao Vale do Jequitinhonha, apenas três deles serão encenados. Além de “Canto a Canto”, os espetáculos “Poemas para Brincar” e “Nas Rodas do Coração” também serão apresentados.

Com espetáculos infantis e adultos, a companhia investiga a linguagem popular do teatro de rua e busca inspirações para as criações artísticas no universo literário, nos bonecos, no teatro de revista e no circo teatro.