O tropicalista Tom Zé entrou na lista de 200 melhores músicas dos anos 1980 do site americano "Pitchfork", especializado em música. "Nave Maria", de 1984, ficou em 199º lugar - vencendo Egyptian Lover, com sua "I Cry (Night After Night)". Veja a lista completa clicando aqui.
Em seu argumento, o Pitchfork menciona a importância da Tropicália —que "casou sons exuberantes e tradicionais do Brasil com uma postura rock'n'roll", traduzindo a "violência política e a inquietação social dos anos 1960".
"Quando a Tropicália perdeu a guerra [contra a 'globarbarização'], Tom Zé caiu no experimentalismo e, em 1984, lançou um revelador opus elétrico chamado 'Nave Maria. O disco encalhou, e ele, chateado e falido demais para continuar, até pensou em trabalhar no posto de gasolina de seu irmão", escreve Jazz Monroe, que assina o texto.
Monroe conclui sua crítica dizendo que "qualquer um que ficar embasbacado não precisa traduzir a letra, que são puro dadaísmo" -"um orgasmo invertido", escreve.
Tom Zé é o único brasileiro na lista da "Pitchfork", liderada por Prince, com "Purple Rain" (1984). Em segundo lugar, "Wanna Be Startin' Something", do álbum "Thriller", de Michael Jackson (1983).