GRATUITO

Peça 'O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar' está disponível online

Espetáculo infantil narra a história de um navegador que, ao procurar um tesouro, descobre a magia da vida

Qui, 21/05/20 - 08h00
Espetáculo tem feito sucesso no YouTube | Foto: Paula Antunes/Divulgação

Ouça a notícia

“Oferecer conteúdo gratuito na internet já era um caminho”. A relação que Cláudio Fraga vinha construindo com o público online veio a calhar no atual momento, em que a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é ficar dentro de casa para evitar a propagação do novo coronavírus. E uma das obras do artista, pai de três filhos e preocupado com a energia acumulada pelas crianças, que seguem afastadas das salas de aula e do convívio social, está disponível no YouTube. Trata-se do espetáculo musical “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar”.

A obra, segundo seu criador, nasceu após lançar online uma série de animações com o personagem Tubarão Martelo, que traz à tona o mundo encantado das profundezas do oceano e, claro, revela a diversidade dos animais marinhos. “Um navegador parte em busca de valiosos tesouros. E, conforme vai encontrando os animais marinhos, ele é tomado pela emoção, pela beleza e pela riqueza da vida, chegando a esquecer qual tesouro estava mesmo procurando. E, no final, ele acha o maior tesouro de todos: a beleza da vida”, descreve Cláudio Fraga, via telefone, com um certo brilho na voz e uma mansidão de quem realmente sabe contar uma boa aventura.

O sucesso de “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar”, que já foi apresentado nos palcos de Belo Horizonte, em Minas Gerais, é tamanho que Cláudio Fraga recebeu convites para apresentar o espetáculo musical em outras cidades e Estados. Porém, devido a pandemia, a turnê seguirá na gaveta até ganhar outros espaços que fujam à telinha da TV, do computador e do celular. O contratempo, no entanto, não é motivo de baixo-astral para o artista, que, assim como tantos outros produtores de conteúdo cultural no Brasil, tem se reinventado.

“Não só o teatro, mas toda a classe artística, tem enfrentado com muita dificuldade este momento, porque a arte é nosso trabalho, nossa atividade econômica. E não está fácil, pois estamos todos em casa. Tivemos mesmo que aprender muita coisa, como descobrir outros caminhos para chegar na casa das pessoas, chegar no nosso público, e a internet tem sido esse caminho”, salienta Fraga.

O musical “O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar”, que está disponível no YouTube, foi registrado no ano passado, no Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube, na capital mineira. As canções do espetáculo e sua concepção são de Cláudio Fraga, e a direção de Carlos Magalhães, também conhecido como Magá.

Veja o espetáculo:

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.