Entre bandeirolas coloridas e o cheiro marcante das comidas típicas, o Mineirinho vai se firmando como o coração do Arraial de Belô pelo segundo ano consecutivo. No segundo dia de festa, neste sábado (12/7), o público enche as arquibancadas e circula pela Vila Gastronômica de olho nas apresentações das quadrilhas e nos shows que embalam o Palco Coreto. A estrutura é elogiada por quem participa, que aponta maior organização e segurança.
“Ano passado foi muito bem organizado. Um evento tranquilo, para família e esse ano a gente resolveu voltar por isso. Aqui o evento ficou mais organizado por isso que a gente resolveu vir. A gente entrou e comentou que o evento está visualmente lindo e agradável”, avalia a gerente de marketing esportivo Nathalia Cavalcanti, de 36 anos.
Até 2023, o evento junino, considerado o maior festejo nacional das regiões Sul e Sudeste, era tradicionalmente feito na Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte. A festa acontece no Mineirinho desde 2024, quando obras de revitalização do antigo palco impediram o evento no tradicional ponto. Apesar da reinauguração do espaço em setembro do ano passado, a manutenção do Arraial no ginásio foi definida em acordo entre a Belotur e a União Junina Mineira, entidade que representa os grupos de quadrilha de Minas Gerais desde 2004.
“Mantemos o Arraial no Mineirinho após uma avaliação junto com o movimento junino, junto com as quadrilhas. A gente entendeu que aqui foi um local que atendeu tanto as quadrilhas, quanto o público”, explica Danielle Rossi, diretora de Eventos da Belotur.
Presidente da União Junina Mineira, Jadison Nantes afirma que a mudança foi necessária para se adequar ao tamanho do evento, que cresceu nos últimos anos. “Nós temos muito amor pela Praça da Estação, mas o evento cresceu demais, então o Mineirinho veio em boa hora. A população tem gostado de assistir os grupos daqui, e ficam encantados com os espetáculos que os grupos preparam para entregar neste tablado”, avalia. A expectativa é que entre 10 e 15 mil pessoas passem pelo Mineirinho em cada um dos dias de festa.
Para muitos, a mudança trouxe mais conforto e segurança para a festa. E, ao que tudo indica, o Mineirinho já conquistou o coração de quem participa do festejo. “Já fui na praça da Estação e lá havia muito medo de assalto e arrastão. Aqui dá mais segurança e mais organização. Animei de vir por isso, por ser aparentemente mais organizado”, aponta o contador Jobert Carvalho, de 41 anos.
Apresentações musicais
Além das apresentações desta tarde e noite, que preveem nove quadrilhas do Grupo de Disputa e três do Grupo de Acesso, o público demonstra expectativa para os shows da noite. A dupla Alan e Alex é uma das atrações mais aguardadas deste sábado e deve reunir uma multidão no encerramento da programação do dia.
A programação do primeiro fim de semana do 46º Arraial de Belô se encerra neste domingo (13 de julho). No tablado, onze quadrilhas disputam o Concurso Municipal pelo Grupo de Acesso. Na área externa, os shows ficam por conta da cantora Chris Cordeiro e do DJ Edgar. Os grandes destaques da noite serão as apresentações de Mariana Aydar, valorizando a música popular brasileira, e de Naiara Azevedo, grande nome do sertanejo nacional.