Amanhã, 10 de maio, Dia das Mães, a Cyntilante Produções vai apresentar uma live especial para a data, apresentada pela atriz Raíssa Alves, caracterizada como Rapunzel. A personagem clássica do conto dos irmãos Grimm vai propor momentos de contação de histórias e canções cantadas ao vivo, com figurinos e iluminação especialmente pensadas para a iniciativa. A transmissão começa às 16h pelas redes sociais do projeto Diversão em Cena ArcelorMittal.
Curiosamente, o diretor teatral Fernando Bustamente lembra que a efeméride Dia das Mâes, dentro do calendário das artes, e do teatro em particular, é tradicionalmete um dia no qual as apresentações nunca registravam plateias lotadas. "Porque é um dia de almoçar com as mães, ficar em casa, não é o melhor dia para se ir ao teatro", lembra. Mas, com a quarentena, a questão mudou totalmente de figura. "As pessoas já estão em casa, com seus entes queridos, e precisam de alguma atividade para fazer com a mãe. Então, essa ideia da live veio dentro desse conceito de promover essa comunhão entre os artistas e o público, especialmente mães e filhos, com crianças".
A personagem Rapunzel, aqui, entra como se fosse uma espécie de "mestre de cerimônias". "Porque a live gira mesmo é em torno do publico", saliente Bustamante. Explica-se: até o último dia 7, o público pode enviar material para ser usado em um videoclipe que será apresentado na live. A participação se dava por meio do envio de fotos, receitas afetivas ou histórias (narradas em texto ou áudio) . "E a gente realmente recebeu muito material, foi muito interessante a interação. Estamos com uma expectativa muito boa", brinda o diretor. A live tem como linha condutora a questão da maternidade, com licenças poéticas inventivas, como a bruxa que raptou e criou Rapunzel pedindo desculpas pelo mau feito e o reencontro da encastelada com a mãe, depois de tanto tempo presa na torre.
Fernando Bustamante lembra que a Cyntilante começou a investir em lives já na primeira semana de quarentena. "Agora, e temos programação já para o mês de maio. A gente percebe que no início foi uma grande novidade, e teve um número crescente de vizualisações. Agora, as lives se popularizaram, então, o público meio que se estagnou, mesmo porque, não somos só nos, há vários grupos destinados ao público infantil fazendo. Mas como a quarentena tem sido sempre prorrogada, e gente não sabe até quando irá, há a necessidade de se criar novos hábitos. Com a vontade de ter a arte na nossa vida, a live surge como alternativa, já que é impossível frequentar esses espaços físicos. E acredito que quanto mais tempo perdurar a quarentena, mais isso irá se tornando um hábito da população, e os artistas irão se adaptando".
Ele conta que a Cyntiltante nutre uma perspectiva otimista de voltar a se apresentar em teatro em agosto. "A pessimista é que a gente realmente só vá conseguir em 2021". A adaptação, reconhece ele, não é de todo fácil. "Para a gente, ainda é muito novo, ter que lidar com várias plataformas com as quais a gente não havia trabalhado antes. Hoje mesmo (ontem), fizemos um ensaio da live online e é muito estranho. No primeiro momento, a gente gasta muito mais energia, porque é um lugar desconhecido. Mas acredito que, com o tempo, isso irá se naturalizando, e a gente acabe se acostumando a fazer dessa forma. Obviamente, a gente tem muito interesse que as coisas voltem ao normal, mas, diante, desse quadro, acredito que essas alternativas sejam um caminho interessante para público e para os artistas, e a gente está aí, fechando a programação. Acredito que em junho também teremos uma programação digital, digamos assim, e as demandas que estão chegando para a gente, de espetáculos, orçamentos, tudo tem relação com a plataforma digital, tudo é via live, videomensagem ou outras ações que a gente já estabeleceu durante essa quarentena", finaliza ele.