Política

Sesc Palladium recebe mostra gratuita com 82 filmes sobre feminismo

Mostra de Cinema Feminista acontece de 17 a 26 de maio e presta homenagem a cinco importantes nomes do movimento

Por Etienne Jacintho
Publicado em 16 de maio de 2019 | 03:00
 
 
Cena do documentário 'As pastoras: vozes femininas do samba', sobre o cotidiano de integrantes da Escola de Samba Portela Coletivo Malva/Divulgação

A quinta edição da Mostra de Cinema Feminista acontece de amanhã a 26 de maio, no cinema do Sesc Palladium, com um tom bastante político. Ao homenagear cinco mulheres icônicas, o evento abre espaço para debates sobre feminicídio, racismo, homofobia, igualdade social e de gênero, passando pelas questões ambientais e de direitos dos povos indígenas. As homenageadas são Sônia Guajajara, Marielle Franco, Nise da Silveira, Maria da Penha e Indianara Siqueira. 

Por meio dos filmes dirigidos por mulheres, o público tem um panorama da sociedade sob o ponto de vista feminino. Posicionadas atrás das câmeras, as mulheres conseguem apropriar-se de seus corpos para mostrá-los na telona.“As minorias estão descobrindo formas de se empoderar e lutar por suas questões”, fala Mirela Persichini, da Coletiva Malva, idealizadora do evento. “As mulheres têm hoje essa percepção de que têm a escolha de se impor para decidir a própria trajetória.”

Para esta edição, a curadoria da mostra recebeu quase 600 filmes, e a curadoria selecionou 82 para compor o evento. “Neste ano houve um número maior de filmes com temas políticos”, conta Mirela. Ela explica que os títulos estão divididos em diferentes sessões de acordo com a abordagem de seus temas.

Além dos filmes, a mostra traz três rodas de conversa. Na noite de abertura, amanhã, a diretora belo-horizontina Labibe Araújo fala com o público sobre a representatividade negra no cinema. Já no dia 24 de maio, os professores Raul Capistrano e Duda Salabert debatem a educação e apresentam as iniciativas de inclusão de pessoas trans na sociedade. De olho no futuro, o estudante Gustavo Ribeiro, fundador da Machismo entre Nós (MEN), e a pedagoga Miriam Gomes Alves conversam sobre formas de educar repensando a masculinidade. A entrada é gratuita.

Confira aqui a programação completa.