Uma comissão de professores e especialistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) deve ser criada para avaliar os prejuízos do incêndio que atingiu na manhã desta segunda-feira (15) um dos prédios do Museu de História Natural e Jardim Botânico, no bairro Horto, na região Leste de Belo Horizonte. Três salas da reserva técnica do museu foram atingidas. Segundo a administração, no local ficam guardados acervos que não estão em exposição. 

De acordo com a diretora do Museu, Marina Lacerda, ainda não é possível contabilizar os prejuízos e nem a causa do incêndio. O tradicional Presépio do Pipiripau, que faz parte do conjunto da instituição, não foi atingido.

“Precisamos ver a dimensão dessa perda ainda. Estamos em luto e aguardando o trabalho de perícia de Polícia Federal, até lá não podemos afirmar qual foi a perda e qual foi a origem do fogo. Nossa preocupação é planejar o resgate desse acervo e saber o que é possível recuperar e enfrentar o que tiver que enfrentar. Os pesquisadores e cientistas estão envolvidos e comprometidos para entender qual foi o dano causado", ressaltou a diretora Mariana Lacerda.

Segundo a corporação ainda não é possível identificar as causas do incêndio. Mas de acordo com a diretora do museu, o local conta com os equipamentos necessários de segurança. “O museu  tem detecção de fumaça, tem todos os mecanismos necessários. A fiação do prédio é nova, foi feita em 2013. O fogo atingiu uma área que nós preocupa muito”, pontuou Marina.

Saiba mais:  Museu de História Natural da UFMG não tinha Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros

Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas no local já foram controladas e a perícia da Policia Federal foi acionada. O incêndio começou por volta das 5h30. As  chamas se alastraram pelo telhado e atingiram parte do material fóssil do museu. O combate às chamadas durou em torno de 30 minutos. Depois que o incêndio foi controlado, começou outro desafio: preservar parte do acervo atingido pelo fogo.

No fim da tarde, a UFMG divulgou uma nota manifestando pesar pelo incêndio:

"Na manhã desta segunda-feira, 15/06, a UFMG foi informada de um incêndio nas dependências do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB), localizado na região leste de Belo Horizonte. O fogo foi, assim que identificado, combatido por funcionários que integram a brigada de incêndio do próprio Museu. O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente, chegando ao espaço e debelando as chamas ainda no período da manhã.

Ainda não são conhecidas informações sobre o horário exato do início e as causas do incêndio, que ficou concentrado em uma das edificações, que abriga parte da reserva técnica do Museu. Neste momento, o local está isolado e sendo periciado.

A Reitoria da UFMG manifesta imenso pesar e se solidariza com a diretoria, com aqueles que integram o corpo funcional do Museu de História Natural e Jardim Botânico e com toda a comunidade que atua neste que é um importante patrimônio da Instituição. A Administração Central da Universidade ressalta que está tomando as medidas cabíveis neste momento e auxiliando as autoridades competentes na perícia. O MHNJB possui um precioso acervo e é um importante espaço de pesquisa, de extensão e de preservação histórica instalado em uma área com aproximadamente 600.000 m² com vegetação diversificada e típica da Mata Atlântica, que reúne, além das nativas, espécies exóticas e animais que não sofreram dano causado pelas chamas. A Reitoria da UFMG agradece a ação rápida dos brigadistas de incêndio e informa que estará, junto com diretoria e equipe do Museu, em busca de alternativas e soluções no sentido de reparar de forma célere os danos causados."