Combinações

A cara do Natal, frutas como morango e amora dão sabor ao vermelho

Frutas vermelhas dão toques de cor e sabor marcantes a sobremesas, bebidas, saladas e até carnes; chefs dão dicas de como combiná-las melhor

PUBLICADO EM 17/12/17 - 02h00

Elas são delicadas e têm sabores distintos e cores vivas. As frutas vermelhas marcam presença quando acrescidas a uma receita, seja ela uma sobremesa, uma bebida, uma salada ou mesmo uma carne assada. A combinação de morango, amora, framboesa e mirtilo – este, mais raro no Brasil – tem o poder de transformar o visual e o gosto de um prato.

As frutas vermelhas podem ser encontradas o ano inteiro no supermercado, mas, nesta época do ano, algumas delas despontam abundantemente em árvores, como é o caso da framboesa e da amora. E já que o Natal está se aproximando, utilizá-las nas receitas pode ser uma boa alternativa para que os pratos fiquem ainda mais atraentes e combinem com a cor da roupa do Bom Velhinho.

A torta de frutas vermelhas, que pode ser usada como grand finale da ceia de Natal, é um prato comum da culinária francesa. Segundo Mariana Correa, chef da La Parisserie, as frutas são bem tradicionais no país da Europa, especialmente durante a primavera e o verão. E é de lá que Mariana trouxe inspiração para preparar a torta, feita com uma massa chamada sucreé.

“Ela tem uma base de farinha de amêndoa e é bem amanteigada”, pontua a chef, que destaca a importância de se usarem frutas frescas para a preparação da receita. “Depois de descongeladas, elas soltam muita água e não mantêm o sabor”, comenta Mariana.

Outra receita tipicamente francesa é a bûche – não a base de frutas vermelhas, mas de pistache e ganache. A ideia de acrescentar as frutinhas à torta é da chef Elisa Dayrell, à frente da Espetacular Doceria. “Fiz uma releitura do prato, porque as frutas vermelhas têm muito a cara do Natal”, diz Elisa.

O morango, a cereja, a amora e o mirtilo deixam a massa da bûche com a cor bem avermelhada. Entre as camadas, Elisa conta ainda que é acrescentada cobertura trufada de nozes. “A torta fica bem interessante por causa do formato de tronco em meia-lua”, pontua Elisa. A sobremesa serve de 12 a 15 pessoas.

Bem geladas. Mixologista do MeetMe at the Yard, Cássio Batista conta que, quando alguém faz o pedido do drink Clarabelle, rapidamente outras pessoas também solicitam ao garçom a mesma bebida. Isso porque a coloração e montagem do aperitivo, feito à base de vodca e morangos e amoras macerados, chama atenção quando passa entre as mesas do bar até chegar a seu destinatário. “As frutas vermelhas são ingredientes bem comerciais, a procura nunca abaixa. Existe uma combinação de cores e sabores que as pessoas gostam muito. Além disso, o público sabe que não vai errar quando pedir algo com frutas vermelhas”, avalia Batista.

O drink é a preferência entre as mulheres, segundo o mixologista. “As frutas vermelhas dão textura ao coquetel, e o sabor da vodca é acentuado pelo suco de maracujá vermelho”, diz. Além da bebida, ainda são vendidos suco e caipi de frutas vermelhas.

No Easyice, a amora, a framboesa e o morango são a base de um sorvete, que também leva vinagre balsâmico. “A gente combina a acidez da fruta vermelha com o vinagre balsâmico, que tem um sabor mais adocicado”, comenta Frederico Madeira, à frente do local. Ele pontua ainda que o sorvete com saladas de folhas verdes e castanhas.

Com carne. As frutas vermelhas não precisam ficar restritas somente a pratos doces. No restaurante O Conde, por exemplo, elas acompanham o tornedor de filé mignon trufado. Segundo Carlos Bruno, chef do restaurante, a calda de frutas vermelhas, feita à base de morango, amora e framboesa, dá ao prato um toque de frescor, já que a carne é mais pesada. Além da carne de boi, a calda também harmoniza bem com carnes de porco, de pato ou de cordeiro. “Quanto mais forte for a carne, mais fácil de a calda ser utilizada”, diz. O peixe, aliás, não é uma boa sugestão para ser combinada com as frutas vermelhas.

Já na Horta no Potim, morango e geleia de framboesa são combinados com o frango cozido, com a muçarela de búfula e com um mix de folhas verdes. “Normalmente, as pessoas ficam com receio de provar a salada, mas se surpreendem, porque ela é muito saborosa! Além disso, os tons de vermelho deixam o prato ainda mais lindo”, pontua Dandara Matos, à frente da Horta no Potim.

Receita

Torta de frutas vermelhas, da La Parisserie

FOTO: Guilherme Pupo/divulgação
 

Ingredientes:
Massa
300 g de farinha de trigo
60 g de farinha de amêndoas
150 g de açúcar de confeiteiro
150 g de manteiga gelada sem sal em cubos
1 ovo
Calda
24 g de farinha de trigo
100 g de açúcar refinado
300 mL de leite integral
150 g de manteiga sem sal
3 gemas
24 g de amido de milho
1 fava de baunilha
600 g de frutas vermelhas frescas (morangos, amoras, cerejas, framboesas, mirtilos, groselha...)

Modo de preparo:
Massa
Misture os ingredientes secos com a manteiga, adicione o ovo e mexa a massa rapidamente. Cubra o recipiente com papel filme e coloque na geladeira por 30 minutos. Abra a massa em um aro de 22 cm sobre tabuleiro forrado. Pique a massa e cubra com papel filme e disponha pesos por cima. Assar a 160 °C por 15 minutos. Tire os pesos e o aro e volte ao forno até dourar levemente o centro. Deixe esfriar.
Calda
Aqueça o leite com a fava de baunilha e metade do açúcar. Deixe em infusão por dez minutos. Bata as gemas com o açúcar, a farinha e o amido de milho. Aqueça o leite novamente e despeje-o sobre as gemas. Leve ao fogo até engrossar. Colocar num bowl, envolva com papel filme e leve à geladeira. Bata o creme frio com a manteiga até homogeneizar. Coloque o creme na massa assada. Decore com as frutas vermelhas frescas.

Serviço

Easyice. Rua Professor Moraes, 476, Funcionários, (31) 3347-08611

Espetacular Doceria. Rua Bernardo Guimarães, 229, Funcionários, (31) 2535-0790

Horta no Potim. Rua Mármore, 70, Santa Tereza, (31) 4141-0326

La Parisserie. Avenida dos Bandeirantes, 1.299, loja 27, Anchieta, (31) 99227-8604

MeetMe at the Yard. Rua Curitiba, 2.578, Lourdes, (31) 3297-0909

O Conde. Rua Conde de Linhares, 345, Cidade Jardim, (31) 2531-6964