Fruta

A goiabada tá com tudo

Se no “Big Brother Brasil 18” ela é o doce para quem não “tá com nada”, muitos restaurantes mostram o contrário: ela pode ser ingrediente em pratos saborosos e requintados e, inclusive, vir em preparos salgados

PUBLICADO EM 04/03/18 - 03h00

Açúcar e goiaba. Basicamente são esses os ingredientes de um doce muito comum em Minas Gerais – a goiabada. Recentemente, a sobremesa ganhou destaque na edição 18 do reality show da TV Globo “Big Brother Brasil” por ter sido escolhida pela produção do programa como o doce presente na cesta de alimentos dos participantes que perdem a prova da comida da semana. O que era para ser uma punição virou a queridinha dos jogadores, principalmente do sírio Kaysar, que, segundo a produção do reality show, já consumiu sozinho 12 kg do doce em apenas um mês.

E não é só no programa que a ideia de goiabada como algo de segunda linha se contradiz. O Gastrô encontrou estabelecimentos mineiros que preparam pratos saborosos utilizando o doce, inclusive em receitas salgadas, mostrando que a iguaria é bem versátil.

No bar Cabernet Butiquim, a chef Jana Barroso prepara um petisco que leva um molho feito de goiabada. São dadinhos de queijo canastra acompanhados com ele. No preparo, a chef usa goiabada, sal, pimenta, páprica e molho inglês. A receita foi uma releitura do clássico dadinho de tapioca, utilizando produtos regionais. “Fiz um leve defumado e uma leve picância, tirando o doce intenso da goiabada, mas sem perder o sabor”, explica a chef. Para ela, o interessante do prato é o fato de o molho ser servido frio e, por isso, contrastar com o quente do queijo derretido.

Na mesma pegada de produtos regionais, o bar Piu Braziliano tem no cardápio uma porção de torresmo com molho barbecue de goiabada. “São dois torresmos bem grandes, cerca de 300 g, com o molho de goiabada”, comenta Ricardo Sales, proprietário do local. Ele explica que a carne de porco dá muito certo com molhos agridoces. Segundo Sales, o petisco tem bastante saída no bar. “Quando alguém pede e a mesa ao lado vê aqueles dois ‘torresmões’ e com o molho, já crescem o olho e querem também. O prato serve bem duas pessoas”, conta.

Doce como doce. Uma das sobremesas mais populares e tradicionais no Brasil é o romeu e julieta, goiabada com queijo. Na Fiorella Gelatto, a sobremesa recebeu uma nova versão. Lá, é servido um petit gâteau de goiabada cascão acompanhado por uma bola de gelatto de queijo canastra. “A receita é a básica do petit gâteau, mas, em vez de levar chocolate, a gente incorpora goiabada cremosa à massa”, explica a chef e proprietária Ananda Domingos.

Outra sobremesa diferente que utiliza goiabada e também faz uma releitura do clássico romeu e julieta é o hambúrguer de goiabada da Slow Burguer. “Usamos um pão de brioche um pouco mais doce, uma fatia de queijo minas frescal, goiabada cremosa e uma bola de sorvete”, explica Gustavo Graça, proprietário da casa.

O restaurante Tragaluz, em Tiradentes, na região do Campo das Vertentes, há 18 anos, prepara uma goiabada frita com Catupiry e sorvete de goiaba que fez fama para além da cidade. O proprietário Pedro Navarro conta que o prato foi criado por sua tia, Zenilca, a fundadora do Tragaluz, e foi uma forma de usar a goiabada sem ficar presa ao óbvio. “A nossa goiabada é de um produtor local, e nosso sorvete também. A gente prensa ela na castanha de caju granulada, frita na manteiga, depois colocamos em uma cama de Catupiry e servimos com um sorvete de goiaba, bem suave, que não rouba o sabor da goiabada”, explica Navarro e completa: “Ela não é muito doce, é uma sobremesa harmônica. O Catupiry e a castanha equilibram o doce da goiabada, e o sorvete traz frescor”, conta.

Segundo Navarro, é um dos pratos mais conhecidos do restaurante. “A goiabada frita Tragaluz ganhou ares de celebridade. Esteve no ‘New York Times’, na ‘Paris Match’, na Ucrânia, em Praga, em Berlim, em Lisboa. Até a Ana Maria Braga a ensinou ao vivo em seu programa na Globo”, comenta.

Receita

Goiabada Frita Tragaluz, do restaurante Tragaluz (Tiradentes)

FOTO: Helena Leão/divulgação
Goiabada do Tragaluz, com sorvete de goiaba (R$ 29)

INGREDIENTES
1 unidade de goiabada cascão
Castanha de caju granulada suficiente para empanar a goiabada
1/2 colher (sopa) rasa de manteiga
250 g de requeijão Catupiry em saco
1 pote de sorvete de goiaba

MODO DE PREPARO
Corte pedaços retangulares da goiabada. Prense-os na castanha de caju granulada. Em uma frigideira, frite-os na manteiga até a goiabada amolecer. Em um prato liso, faça uma cama farta de Catupiry. Deite a goiabada ainda quente nessa cama, fazendo com que ela cubra todo o requeijão. Sirva com uma bola de sorvete de goiaba (para ele não escorregar, polvilhe um pouco de açúcar mascavo no prato antes de colocá-lo).

Serviço

Cabernet Butiquim. Rua Levindo Lopes, 12, Funcionários, 3889-8799

Fiorella Gelatto. Rua Antônio de Albuquerque, 478, Savassi, 3586-2123

Piu Braziliano. Avenida Professor Mário Werneck, 1.441, Buritis, 2526-8283

Slow Burguer. Avenida do Contorno, 5.713, Savassi, 3646-9555

Tragaluz. Rua Direita, 52, centro histórico, Tiradentes, 3355-1424