Novidade

Cerveja é Cultura: Lúpulo agora é cultivado em Minas Gerais

Ingrediente responsável por aroma e amargor da cerveja normalmente é importado por se desenvolver melhor em climas amenos, como de países do Hemisfério Norte

PUBLICADO EM 10/02/19 - 11h43

Com a expansão das cervejarias no Brasil, a demanda pelos insumos cervejeiros também aumenta. Cada vez mais se busca uma alternativa para substituir lúpulos importados, cotados em dólar, com o desafio de manter a qualidade. O cultivo em solo brasileiro desse ingrediente da cerveja, responsável pelo aroma e pelo amargor da bebida já é uma realidade, inclusive em Minas Gerais. Apesar de pequena, a produção, tem despertado interesse dos cervejeiros, principalmente pela capacidade de ser produto usado fresco (in natura).

Na última semana, foi realizada a colheita do lúpulo na Fazenda Fartura, em Rio Espera, região Central de Minas Gerais, onde atualmente são desenvolvidas mil mudas do lúpulo Mantiqueira. A espécie, nascida na serra da Mantiqueira (SP), hoje é patenteada pela Heineken.

“Essa é a primeira colheita comercial. A oficial foi ano passado, mas desta vez as plantas têm mais qualidade por estarem mais maduras. Já foi feito uma comparação com outras espécies plantadas no Brasil, como chinook e cascade, entre outros. Ele se mostrou até superior a essas espécies, chegando a um teor de alfa-acidez bem interessante, mas o principal mesmo são os óleos essenciais, por ser um lúpulo aromático”, afirma o produtor Getúlio Guedes de Souza.

Segundo ele, a meta é dobrar a produção em março e chegar a 5.000 mudas em quatro anos. “Temos campo para isso, já estamos dominando a técnica de fazer mudas e vamos chegar lá. A procura se manteve igual à do ano passado, mas são cervejarias que só intensificam o interesse”, destaca. 

Benefícios

Souza também destaca a possibilidade de se utilizar a planta in natura. “Os importados chegam paletizados, e o processo de paletização envolve bastante perda de óleos essenciais. No nosso, vem a planta verdinha, o sabor e o cheiro são outros. O que a gente tem aqui para fornecer não virá de fora, não tem como chegar uma flor fresca de fora, é inédito no Brasil”, diz.

Uma das cervejarias interessadas no lúpulo produzido em Rio Espera é a Loba, localizada em Santana dos Montes, que, inclusive lançou uma Experimental Beer no ano passado, com a utilização do ingrediente. A próxima cerveja produzida com o Mantiqueira será uma blond ale. 

“Os benefícios desse lúpulo são vários, o principal é usar o produto fresco. Certamente tem também o custo, sem taxas de importação. Ou seja, temos um lúpulo de baixo custo com qualidade similar, o que é saudável para qualquer cervejaria. Com os aprimoramentos que vamos fazer na plantação, pode melhorar ainda mais”, afirma Aloísio Rodrigues Pereira, proprietário da Loba.

NOTINHAS

Carnavaliza. No próximo sábado (16) será realizado o Projeto Cold Hot – Edição Brasilidades. Com temática de Carnaval, a festa será regada a cervejas artesanais Backer no bairro Santa Efigênia (av. Brasil, 161 a 41), de 14h às 22h. Umas das atrações da festa é o Bloco Volta Belchior com participação de Nega Jackie e Sofia Cupertino. Destaque também para a banda paulista Samuca e a Selva, que mistura ritmos diversos como cumbia, salsa, jazz, reggae, MPB e ritmos de matriz africana. O evento recebe também a banda Inquilinos com participação de Di Melo. Fechando com chave de ouro essa programação de verão, a banda Tibana convida Giselle Couto e DJ's André Kbeça e Cateb. Os ingressos são gratuitos via GoFree

Brassagem. A Associação dos Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais (Acerva) recebeu uma doação de 2 kg do lúpulo da Mantiqueira e fará uma brassagem de 50 L de cerveja neste domingo às 9h para os associados. Será uma bitter ale, cerveja inglesa com amargor pronunciado. O cervejeiro responsável é Adair Rosa. O lúpulo será adicionado no final da fervura com intenção de se perceberem os aromas dos óleos essenciais desse novo lúpulo. 

Folia da Krug. O Circuito Pré-Carnaval Krug, que começou ontem no bairro Buritis, região Oeste da capital, com várias atrações musicais, pode ser conferido também no próximo sábado (16) no São Pedro, região Centro-Sul. Estão confirmadas as presenças do Bloco Funk You, Baile do Kin e Beiço do Wando. A festa será na rua Major Lopes, em quarteirões fechados exclusivamente para a ocasião, em frente à choperia da Krug. A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados no Sympla.