Cozinhando com Daniella Zupo

Receita para todo tipo de paladar

Escritora mineira ensina o preparo de um prato típico do Líbano

Daniella Zupo também tem um canal no YouTube | Foto: Fernando Rabelo/divulgação
PUBLICADO EM 21/03/19 - 03h00

Convidada pelo Super Notícia, a escritora Daniella Zupo topou ensinar uma receita especial para os leitores. Ela, então, escolheu o babaganuche, um prato típico do Líbano. “Essa é uma receita de família que faz parte da tradição dos nossos encontros. É também uma receita que agrada todos, inclusive os vegetarianos e veganos”, disse.

De rápido preparo, o babaganuche cai bem como entrada ou como tira gosto, já que pode ser acompanhado por pães sírios, além de combinar com uma cervejinha gelada. “Ele pode ser servido em qualquer ocasião, ao gosto do freguês, justamente por ser muito versátil. À noite, é uma ótima opção por ser mais leve”, comentou ela.

Uma dica é acrescentar cebola, tomates, salsa e hortelã.

 

‘Onde moram os medos’

Para encerrar o mês da mulher, o projeto Sempre Um Papo convidou as escritoras Carla Madeira, Daniella Zupo e Leila Ferreira para falarem sobre literatura, abordando o tema “Onde Moram Nossos Medos”. O encontro com o público será na próxima quinta-feira, dia 28, às 19h30, no Auditório da Cemig (avenida Barbacena, 1.200, Santo Agostinho), em Belo Horizonte).

Na oportunidade, Daniella apresentará seu primeiro livro, “Amanhã Hoje é Ontem”, inspirado em sua série de vídeos disponíveis no YouTube. Na obra, ela aborda a luta contra o câncer de mama.

 

Babaganuche

INGREDIENTES

4 berinjelas

1 colher (sopa) de molho de gergelim

Um dente de alho descascado

Suco de limão (um ou dois)

Sal e azeite gosto

MODO DE PREPARO

Lave a berinjela ainda com casca e parta-a ao meio. Em seguida, use o azeite para untar a bandeja. Coloque a berinjela de “barriga pra baixo”, em contato direto com a assadeira, pois esse processo dará o toque defumado. Depois, leve-a ao forno preaquecido por cerca de dez minutos e a 180°C. Quando toda a berinjela estiver dourada, retire-a do fogo e coloque-a num refratário. Espere esfriar e, com uma colher, retire toda a polpa da berinjela raspando bem. Em seguida, acrescente uma colher (sopa) bem cheia de molho de gergelim, o suco de um limão (ou mais) um dente de alho amassado e sal até ficar a seu gosto.