Sem carne vermelha

Veja 7 restaurantes em Belo Horizonte para almoçar na Sexta-feira da Paixão

Muitas pessoas preferem comer peixe durante o feriado católico

Por Laura Maria e Lorena Martins
Publicado em 28 de março de 2024 | 19:00
 
 

Seguindo uma tradição milenar da Igreja Católica, é recomendado que na Sexta-Feira Santa, celebrada, neste ano, no dia 29 de março, os católicos se abstenham do consumo de carne vermelha. Para almoçar neste dia, portanto, muitos recorrem ao peixe, sendo o bacalhau mais procurado de todos. Por isso, o jornal O TEMPO apresenta sete lugares para fazer a refeição nesta sexta em Belo Horizonte. Confira!

Alguidares

Restaurante baiano com diversos pratos com peixes e frutos-do-mar, o Alguidares oferece a famosa moqueca mista de camarão e peixe e também a casquinha de bacalhau. O local é descontraído e tem uma decoração praiana. 

 Endereço e funcionamento: Rua Pium-Í, 1037, Cruzeiro - de 12h às 23h 

 

Bar da Lora Savassi

Já para quem gosta da bacalhoada clássica, a sugestão será servida no Bar da Lora Savassi. O prato é feito com batata, bacalhau, azeitona preta, ervas, salsa e ovo com gema mole. Sempre acompanhada de salada verde.

 Endereço e funcionamento: Rua Sergipe, 1414, Savassi - de 11h às 23h40

Belô Café

Servido com purê de banana da terra e legumes salteados, quem passar pela Belô pode aproveitar para provar a tilápia grelhada do menu executivo. Há também sugestões como arroz de camarão com aiolli e lasanha de abobrinha. 

 Endereço e funcionamento: Rua Sergipe, 1329, Savassi - de 8h às 20h

Cabernet Butiquim

No Cabernet Butiquim, na Savassi, há opções de pratos vegetarianos e com peixes como o arroz de bacalhau com ovo e batata palha da casa. Para quem gosta de peixe, há a opção de pescado ao molho de laranja, batas em crosta de parmesão, sementes e vinagrete de uvas. 

 Endereço e funcionamento: Rua Levindo Lopes, 22 - Funcionários - de 11h30 às 23h30.

El Mai Gastrô

Clássico português, Bacalhau Lagareiro do El Mai é feito com lombo de bacalhau Gadus Morhua confitado no azeite, com batata ao murro, brócolis, azeitonas portuguesa, cebola tostada, ovo cozido e farofa crocante de pão. Como sugestão vegetariana, Risoni de creme de vegetais ao limone e cogumelos. Outra sugestão da casa é o polvo à Galícia: típico polvo à feira, sobre batatas rústicas fritas, aioli e páprica picante

Endereço e funcionamento: Rua Prof. Antônio Aleixo, 592, Lourdes - a partir de 12h até 0h. 

Gastrô Hub

O Gastrô Hub oferece o tradicional bolinho de bacalhau, feito com mandioca e bacalhau. Outras opções são o bacalhau Gomes de Sá, com bacalhau desfiado, batatas, ovos, cebola, alho, azeite, azeitonas e salsa, e o bacalhau Gastrô Hub, elaborado com posta de bacalhau confitado e acompanhado de arroz ou massa.

 Endereço e funcionamento: Avenida do Contorno, 4667, Serra – 11h às 15h e 18h às 23h

Omília

Já o restaurante Omilía oferece opções de pratos para o período, como o bacalhau à moda omilía, por exemplo. O prato é feito com lombo de bacalhau Gadus Morhua confitado em azeite com tomate, cebola, batatas, azeitonas pretas e arroz branco. Tem também a tilápia na farinha de pão de queijo (filé de tilápia empanado na farinha de pão de queijo, com risoto de tomates confit e molho pesto de manjericão), e o salmão com arroz negro e ceviche de abobrinha.

Endereço: Alameda do Morro, 72, Vila da Serra, Nova Lima – de 12 a meia-noite