É comum creditar ao acúmulo de gordura qualquer alteração para mais ao subir na balança. Só que, muitas vezes, a pessoa pode estar retendo líquido. Segundo o endocrinologista e diretor do Instituto Mineiro de Endocrinologia, Geraldo Santana, entender a diferença entre retenção e gordura localizada é a dúvida mais frequente entre os pacientes no consultório.

Santana explica que a gordura localizada se forma em alguns lugares específicos do corpo, como quadril, flancos, barriga e costas, áreas difíceis de serem exercitadas. Já a retenção de líquido é um transtorno metabólico que consiste na acumulação de água no organismo, normalmente nas pernas, no abdômen ou nas mãos, provocando inchaço (edema). A retenção manifesta-se quando o nível de líquido ultrapassa os 75%.

“Só pelo simples fato de ficar de pé pela manhã, ao acordar, seu corpo já começa a reter líquido, por isso é comum perceber diferença de peso na manhã se comparado com o peso da noite”, explica Santana.

O endocrinologista ainda explica que a retenção é mais comum entre as mulheres. “A retenção é mais comum entre mulheres do que nos homens justamente por conta das alterações hormonais no ciclo menstrual e, mais tarde, na menopausa”, disse.

Causas. A má alimentação e o sedentarismo são as principais causas tanto da retenção de líquido quanto do acúmulo de gordura. Segundo o nutrólogo Lucas Penchel, reduzir a ingestão de sal e contar com técnicas de drenagem são algumas medidas que podem ajudar.

“Uma suplementação de cálcio, manganês, magnésio e ácido gamalinolênico, que ficam em níveis baixos no período pré-menstrual, também. Caso o inchaço ainda assim persista, a saída pode ser o uso de diuréticos”, explica. De toda forma, Penchel aconselha sempre contar com orientação médica.

Há ainda o exame de bioimpedância, realizado por profissionais, que fornece os valores de massa magra, gordura e líquidos dentro e fora das células.

Segundo o médico, por ser um exame muito mais preciso, oferece um panorama completo da composição corporal, o que ajuda o tratamento.

Diferenças

Teste. Aperte o dedo sobre a perna, por 3 segundos e repare: se a pele ficar marcada, você está retendo líquido. A gordura não tem propriedade de se acomodar com a pressão externa.

Flash

Prevenção. A angiologista Juliana Biagioni ensina como impedir os inchaços. “Evite ficar muito tempo na mesma posição, não carregue peso e evite consumo de sódio”, disse.