Corpo celeste

Bola de fogo explode sobre o céu de Kanto, no Japão; confira vídeo

Segundo estimativas, corpo celeste media 1,5 m de diâmetro e pesava 5,5 toneladas

Qui, 09/07/20 - 10h33
"Sou eu, bola de fogo..." | Foto: Reprodução

Uma bola de fogo foi vista cruzando os céus de Kanto, nas proximidades de Tóquio, no Japão, na última quinta-feira (2), antes de explodir na atmosfera, com impacto de força equivalente a 150 toneladas de TNT, segundo calculam os cientistas. 

Moradores da região de Kanto informaram que o objeto iluminou o céu com uma luz roxo-esverdeada, seguido por um estrondo, que provavelmente foi um estampido sônico. Esse fenômeno ocorre quando um objeto quebra a barreira do som. A explosão foi forte o bastante para ser registrada por estações de monitoramento de infrassom, que foram criadas para detectar testes nucleares, a mais de 2.000 km de distância.

 

Segundo a International Meteor Organization (IMO), o objeto era um meteoro que tinha cerca de 1,5 m de diâmetro. O corpo celeste entrou na atmosfera a 15 km/s (cerca de 54 mil km/h) e pesava cerca de 5,5 toneladas. Como o meteoro explodiu em grande altitude, não há registro de danos.

Porém, segundo o órgão, a rocha que causou o fenômeno pode ser considerada “pequena”, uma vez que, por exemplo, o meteorito de Chelyabinsk, que causou destruição na Rússia em 2013, era cerca de 20 vezes maior.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.