Tragédia

Com ritmo acelerado de contágio, Brasil escala ranking mundial da Covid-19

País subiu sete posições no ranking da pandemia só em junho, quando 29 mil pessoas morreram no país por causa da doença

Por Pedro Rocha Franco
Publicado em 09 de julho de 2020 | 13:19
 
 
Brasil tem crescimento acelerado das mortes por Covid-19 em junho Foto: MAURO PIMENTEL / AFP

Com quase 30 mil mortes por Covid-19 apenas nos 30 dias de junho, o Brasil “escalou” sete posições no mês passado no ranking trágico da pandemia, segundo dados do site Our World in Data, que compila as estatísticas de coronavírus de todos os países. 

No dia 1º do mês passado, o Brasil ocupava a 23ª posição do ranking de mortes por milhão de habitantes. Na data, o país acumulava 137,91 mortes para cada grupo de 1 milhão de pessoas.

No último dia do mesmo mês, a taxa praticamente dobrou, passando para 274,34, efeito do ritmo acelerado de mortes por Covid-19 no período.

No começo de junho, o Brasil havia registrado 29.314 mortes pela infecção causada pelo coronavírus. No término do mês, já eram 58.314 óbitos. Ou seja, 29 mil mortes em um mês, tornando-se assim o segundo país com mais mortes pela doença no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Em julho, com a pandemia ainda em expansão acelerada no Brasil, a taxa acumulada de mortes por milhão de habitantes atingiu 319,74. O país já subiu mais duas posições no ranking negativo da pandemia. Atualmente, o Brasil ocupa a 14ª posição.