A Coreia do Sul passou a utilizar um semáforo de chão para evitar acidentes com pedestres desatentos que olham para o celular ao caminhar pelas ruas.   O governo de Seul, capital do país, instalou luzes de LED no chão, no fim das calçadas, para indicar quando se pode ou não atravessar. Vermelho é pare e verde é siga, conforme a padronização mundial para sinais luminosos de trânsito. Segundo as autoridades do país, a iniciativa visa reduzir acidentes envolvendo os smombie”, um termo usado para o efeito zumbi que os smartphones podem ter sobre o usuário enquanto ele está distraído, olhando para baixo, visualizando o smarthone enquanto anda. 

Vídeos compartilhados pelo Twitter e TikTok mostram um cruzamento de rua em Seul, que inclui luzes no chão em vez dos semáforos tradicionais.  

Iniciativa similar já foi adotada no Chile em 2017. A fim de prevenir acidentes com os viciados em smartphones, a cidade chilena de Concepción começou a experimentar um semáforo de chão, para que os que não tiram os olhos da tela do celular possam saber quando atravessar uma rua. 

O objetivo desses semáforos de chão, disseram autoridades locais na época, é chamar a atenção de quem anda distraído olhando para baixo ou concentrado em seu celular mediante mensagens luminosas que são projetadas de baixo para cima.