Pandemia

EUA supera os 400.000 casos de coronavírus

País é um dos mais afetados pela Covid-19, com pelo menos 12.936 mortos

Qua, 08/04/20 - 15h59

Os Estados Unidos superaram nesta quarta-feira os 400.000 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com contagem da Universidade Johns Hopkins.

A pandemia também deixou pelo menos 12.936 mortos nos Estados Unidos, que é o país do mundo com mais infecções confirmadas, 401.116, segundo a contagem.

A barreira de 300.000 casos foi alcançada no último sábado.

O número de mortos nos Estados Unidos é próximo ao da Itália, o país mais afetado até agora, com 17.000 mortes, seguido pela Espanha, com 14.500 mortes. 

O presidente Donald Trump defendeu sua resposta à crise e na terça-feira acusou a Organização Mundial da Saúde (OMS) de reagir lentamente.

O presidente americano questionou se a OMS fez "uma recomendação equivocada", aparentemente referindo-se ao órgão da ONU que havia recomendado não restringir as viagens internacionais para conter o vírus que primeiro se disseminou na China. 

"Eles tomaram a decisão errada", disse Trump, considerando que "eles poderiam ter feito esse pedido meses antes". 

Trump foi amplamente criticado por minimizar a Covid-19, que inicialmente associou a uma gripe comum, afirmando que estava sob controle nos Estados Unidos, antes de aceitar que se tratava de uma emergência nacional.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.