O famoso quadro “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci, teve como inspiração um homem, de acordo com pesquisadores italianos especialistas em esclarecer mistérios artísticos. As informações foram divulgadas nessa quarta-feira (2). Porém, especialistas do Museu do Louvre, em Paris, descartam essa afirmação.

De acordo com o Comitê Nacional para a Valorização dos Bens Históricos, um jovem assistente de Da Vinci teria sido o modelo do quadro também conhecido como “Gioconda”. Pesquisadores acreditam que o mestre renascentista e seu assistente, que trabalharam juntos por 25 anos, poderiam ter sido amantes e que o jovem foi retratado em outros quadros como "São João Batista" e "Angelo Incarnato". 

Ainda de acordo com os pesquisadores, Da Vinci deixou indícios ao pintar uma minúscula letra L de Leonardo e uma S de Salai nos olhos de Mona Lisa. De acordo com o Louvre, que é o proprietário do quadro, o quadro foi submetido a diversas análises em laboratórios em 2001 e 2009 e não foi encontrada nenhuma inscrição em seus olhos ou qualquer outra parte da obra.