Um deslizamento de terra em uma mina de jade, na cidade de Hpakant, Estado de Kachin, no norte de Mianmar, transformou-se em um tsunami de mar e lama e matou ao menos 113 pessoas nesta quinta-feira (2), conforme informou o departamento dos bombeiros local.

“Os mineradores de jade foram atingidos por uma onda de lama que atingiu (a mina) depois de fortes chuvas. Até o momento encontramos 113 corpos”, diz o comunicado.

Confira vídeo:

Tragic!
Reports coming in that at least 50 people have died in a landslide at Jade mine in #Myanmar. At the same time, many workers are feared to be buried in this incident.
Prayers for their safety. Hope they ll be rescued safely@IMinakshiJoshi @Smita_Sharma @ReporterVikrant pic.twitter.com/0TTRKNA3Rn

— Dipanshu Kabra (@ipskabra) July 2, 2020

Ainda segundo o órgão, as operações de resgate estão sendo constantemente paralisadas devido ao risco de mais deslizamentos, uma vez que fortes chuvas atingem o local. Segundo a mídia local, testemunhas ouvidas disseram que ainda há trabalhadores soterrados.

No ano passado, um evento semelhante matou 54 pessoas, e diversas ONGs denunciam a situação precária nas condições de trabalho. O local é repleto de recursos naturais e, por isso, registra inúmeros conflitos pelo controle das minas ou entre membros da etnia Karachi e os militares.