Um grupo de turistas da Alemanha destruiu uma estátua avaliada em cerca de 200 mil euros (R$ 1,07 milhão, na cotação atual), enquanto posavam para uma foto. O incidente ocorreu no início do mês de agosto, na região da Lombardia, no norte da Itália.
Segundo agência Euronews, um grupo com 17 turistas alemães estavam visitando a Villa Alceo e decidiram posar para algumas fotos. Durante o passeio, dois jovens entraram em uma fonte para abraçar a obra "Domina", esculpida há cerca de 150 anos pelo artista italiano Enrico Butti.
No entanto, um terceiro indivíduo do grupo empurrou os companheiros, que acabaram caindo, derrubando a estátua. Imagens de câmeras de segurança, publicadas no TikTok, registraram toda a ação. Confira:
@la.stampa Janis Danner, influencer tedesco, distrugge una statua di Butti nella villa affittata a Varese per le vacanze: danno da 100 mila euro #arte #vandali #influencer ♬ suono originale - la.stampaApós o incidente, o gerente da Villa, Bruno Golferini, acionou a polícia e registrou um boletim de ocorrência contra o grupo. Além disso, informou a imprensa local que a obra dificilmente poderá ser reparada.
Conforme Francesca Caruso, secretária local de Cultura, grupo deve ser financeiramente responsabilizado pelos danos causados ao patrimônio.
"Aqueles que danificam o patrimônio artístico e cultural devem pagar um preço alto", afirmou Caruso ao jornal Corriere della Sera.
Apesar do transtorno, os turistas retornaram ao país de origem e agora são investigados por autoridades italianas.