Eleições

Aécio vence na cidade, mas Dilma é reeleita 

Presidente municipal do PSDB, o vereador Eduardo Sendon agradece ao eleitorado e faz um balanço do resultado das eleições presidenciais

Dilma Rouseff. Com a vitória, a petista continua seu mandato por mais quatro anos à frente do país. | Foto: WILSON DIAs-ABR/divulgação
PUBLICADO EM 31/10/14 - 03h00

No último domingo (26), Dilma Vana Rousseff (PT), de 66 anos, foi reeleita ao cargo de presidente da República. Com isso, a petista continua seu mandato por mais quatro anos à frente do país.

No primeiro turno, Dilma teve quase 43,268 milhões de votos, ou 41,6% do total de válidos. Aécio recebeu 34,897 milhões de votos, ou 33,5%. Dilma largou atrás na corrida pelo segundo turno, segundo pesquisas eleitorais, mas virou na última semana, ficando à frente do tucano desde segunda-feira (20).

Pesquisa Datafolha finalizada no sábado (25) colocava Dilma à frente com 52% dos votos válidos, contra 48% de Aécio. Durante quase toda a segunda etapa das eleições os dois permaneceram empatados na margem de erro, de dois pontos percentuais.

O fato é que, no fim das apurações do segundo turno, Dilma foi reeleita com 54.501.118 votos contra 51.041.155 de Aécio, totalizando 51,64% da preferência dos brasileiros e deixando o tucano com 48,36%.

Em Minas Gerais, a petista também venceu conquistando 5.979.422 de votos (52,41%) contra 5.428.821 (47,59%), que preferiram o ex-governador do Estado.

No entanto, os eleitores contagenses não se juntaram ao coro estadual e, com 51,98% – totalizando 176.648 votos –, a cidade escolheu Aécio Neves como presidente. Dilma obteve 163.197 e ficou com apenas 48,02% do eleitorado no município.

Avaliação

Eduardo Sendon é o presidente municipal e único vereador do PSDB de Contagem. No município, ele foi o coordenador político das campanhas de Aécio Neves à presidência da república, de Anastásia ao Senado e de Pimenta da Veiga ao governo do Estado. Aqui, junto com lideranças de outros partidos que compunham a base de apoio das candidaturas, ele fez a sua parte. No primeiro e no segundo turno garantiu a vitória do candidato Aécio Neves sobre os seus adversários.

Para o senador eleito Antônio Anastasia, contribui com os 51,62 % (129.340) dos votos válidos. Para o candidato ao governo do Estado do seu partido, Pimenta da Veiga, o revés: o candidato foi o segundo mais votado, alcançando 32,51% (96.418) dos votos. “A vitória do Aécio em Contagem só pode ser lida de como o reconhecimento da população às inúmeras realizações do PSDB no município, seja na sua passagem pelo executivo municipal ou à frente do governo do Estado. Nesse sentido, temos muito que agradecer aos contagenses a votação que recebemos", reconheceu.

Sendon avalia que, apesar da derrota eleitoral, o PSDB alcançou uma grande vitória política. Ele usa como primeira referência a pequena diferença de 3,27% entre os dois candidatos. “Nenhum dos candidatos à presidência do PSDB teve tão boa desenvoltura. Aécio iniciou o segundo turno à frente da candidata do PT. O que não se esperava é que a campanha fosse levada a um nível tão rasteiro, com tanta leviandade e golpes tão baixos”, disse.