PARCERIA. INICIATIVA CONTA COM O APOIO DO PODER PÚBLICO E DOS MORADORES

Associação Bangalô Cultural recebeu prêmio pelo projeto NuBeco

Entidade foi contemplada na categoria "Cidadania", no último sábado (23); projeto revitalizou os becos do bairro Eldorado, no ano passado

Entidade foi contemplada na categoria "Cidadania", no último sábado (23); projeto revitalizou os becos do bairro Eldorado, no ano passado | Foto: RAQUEL BRAGA/DIVULGAÇÃO
PUBLICADO EM 01/03/13 - 12h28

O projeto NuBeco foi o vencedor na categoria "Cidadania" do prêmio Gentileza Urbana. A cerimônia de entrega da premiação aconteceu na tarde do último sábado (23), no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte.
Estiveram presentes no evento diversas personalidades, como a presidente da Fundação de Cultura de Contagem, Renata Lima, o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros, e a presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-MG), Rose Guedes.
O projeto, desenvolvido pela Associação Bangalô Cultural, tem como objetivo a revitalização dos becos da cidade de Contagem. Com problemas de segurança e limpeza, os becos acabam sendo usados como banheiros públicos, depósito de lixo e entulhos, além de ser um potencial local para assaltos e para o consumo de drogas.
Foi pensando em mudar esse panorama que o Bangalô iniciou o projeto. Primeiro foi feito um mapeamento colaborativo na cidade, a fim de melhorar a visão urbana e a segurança dos becos localizados no bairro Eldorado. Para assegurar a manutenção das áreas, o projeto tem como proposta as "Parcerias Populares". Isso significa dividir as funções, de modo que a administração pública arque com o material de construção, mão de obra e maquinário necessários para a revitalização dos becos, enquanto a população e os comerciantes locais colaborem com a fiscalização das melhorias.
Em paralelo aos mutirões, o Bangalô procura colaboradores para discutir estratégias que relacionem a melhoria dos espaços ao bem-estar da população. O objetivo dessas conversas é viabilizar a realização de atividades culturais e atribuir novos significados e funções para esse importante espaço público, os becos.

O prêmio
Lançado em 1993, o prêmio Gentileza Urbana é uma campanha organizada pelo IAB-MG, que visa enfatizar e estimular o hábito das pequenas e grandes atitudes voltadas para a melhoria da qualidade da vida urbana.
Nesta edição, o prêmio contemplou todos os municípios mineiros em seis categorias: Arquitetura e Urbanidade, Direito à Paisagem Urbana, Respeito à Memória e ao Patrimônio, Sustentabilidade Ambiental, Generosidade e Cidadania. A última, vencida pela associação contagense, contempla os gestos, coletivos ou individuais, voluntários que contribuem para a melhoria da qualidade de vida, ressaltando a importância da participação de todos na vida das comunidades.