Contrapartida

Aumento das passagens gera novos protestos em Contagem 

Manifestantes reivindicam contra o ajuste das tarifas dos coletivos intermunicipais e municipais, além de cobrar passe livre e o fim da jornada dupla de motorista-cobrador

Manifestação. Grupo protestou na Avenida João César de Oliveira contra aumento das passagens | Foto:
PUBLICADO EM 13/06/14 - 03h00

Mais uma vez o aumento no valor das passagens de ônibus municipais e intermunicipais foi alvo de manifestação em Contagem.

Indignados, os manifestantes protestam contra a aumento das tarifas e redução dos coletivos prejudicando o tempo de espera. Além disso, o grupo quer solução para o passe livre e para o fim da dupla jornada motorista-cobrador. Segundo eles, as reivindicações são apenas cobranças das promessas de campanha do prefeito do Carlin Moura.

No último dia 5, manifestantes se reuniram em frente ao Big Shopping, no bairro Eldorado, e se uniram a outros grupos que também protestavam na cidade.

No entanto, a Prefeitura de Contagem, por meio da Transcon, afirmou que o reajuste das passagens este ano foi de R$ 0,10, ou seja, valor abaixo do sugerido pelo sindicato e aplicado em outras cidades da região metropolitana de Belo Horizonte.

Em relação ao passe livre estudantil, a prefeitura, em nota, revelou que a ação “está em fase de estudos técnicos e orçamentários para implantação”.

A autarquia de trânisto informou ainda que a situação que envolve a dupla jornada motorista-cobrador foi um ajuste entre o Sindicato das Empresas de Transportes Metropolitanos- SINTRAM e o sindicato dos trabalhadores na área. Por isso, a Transcon assegura que não interfere na relação de trabalho entre empresa, motorista e agente de bordo.

A redução dos coletivos na cidade, alvo dos manifestantes, também foi esclarecida. Segundo a Transcon, novas linhas foram criadas e, logo, mais coletivos inseridos na frota. “Com a implantação do sistema de monitoramento da frota via GPS, aumentou-se a confiabilidade no sistema, possibilitando melhor gerenciamento do transporte coletivo na cidade”.