Mais saúde

Carlin Moura entrega nova maternidade no próximo sábado, 21 de maio

Com capacidade para realizar 600 partos por mês, o novo Centro Materno-Infantil dobrará a quantidade de atendimentos feitos na atual maternidade municipal

O novo Centro Materno Infantil de Contagem terá capacidade para 171 leitos | Foto: LUIZ HENRIQUE GROSSI / PMC
PUBLICADO EM 13/05/16 - 16h43

O prefeito de Contagem, Carlin Moura, cumpre mais um compromisso com a população e entrega, no sábado (21), a nova Maternidade Municipal Juventina Paula de Jesus, uma das maiores de Minas Gerais.

Com capacidade para realizar 600 partos por mês, o novo Centro Materno-Infantil dobrará a quantidade de atendimentos feitos na atual maternidade municipal. São 171 leitos para as gestantes, futuras mamães, recém-nascidos e bebês. A nova maternidade foi construída ao lado do Hospital Municipal de Contagem, na avenida João César de Oliveira, nº 4.495, Eldorado.

Desde o início de sua gestão, o prefeito Carlin Moura acompanhou as obras de perto, para garantir qualidade, segurança e padrões de sustentabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. “Era nosso objetivo e compromisso com a população de Contagem entregar uma nova maternidade, mais ampla e estruturada. Queremos que as mães de Contagem tenham seus filhos em Contagem. Graças ao planejamento da nossa gestão, estamos conseguindo, mesmo nesse cenário econômico, entregar diversas unidades de saúde, em destaque para a nova UPA JK, inaugurada em agosto do ano passado, e agora a nova Maternidade Municipal”.

O novo Centro Materno Infantil de Contagem terá capacidade para 171 leitos, divididos em 30 leitos de UCI (Unidade de Cuidados Intensivos), 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), 08 leitos de enfermaria mãe canguru, 10 leitos de UTI Pediátrica, 34 leitos de enfermaria pediátrica, 59 leitos de internação de alojamento conjunto e ginecologia e 10 leitos de Centro de Parto Normal, sendo 04 de pré -parto.

O secretário de Saúde, Evandro Silva, destaca a qualidade das obras. “A Prefeitura de Contagem vai ofertar à população uma maternidade com equipamentos de última geração, com alto padrão de tecnologia e sustentabilidade, priorizando o conforto à gestante e ao recém-nascido. Uma maternidade é a porta de entrada para a vida”.

Juventina Paula de Jesus foi escolhida para dar nome à nova Maternidade Municipal, em homenagem as mulheres e mães do município e aos povos de origem africana do município, simbolizado pela Comunidade dos Arturos, patrimônio imaterial do município e do Estado. Filha de Arthur Camilo Silvério, o patriarca da Comunidade dos Arturos, Juventina Paula de Jesus é uma pessoa símbolo, reconhecida na comunidade e na cidade, por seu trabalho de parteira, exercido durante anos, ajudando mulheres a trazerem seus filhos à vida. Foi rainha Congo da comunidade e uma defensora do congado e das tradições de seu povo. Faleceu em 2.005, aos 80 anos, deixando duas filhas e três filhos.