Expectativas

Contagem celebra o Natal

Com a cidade iluminada em clima natalino, contagenses recebem a carreta do Papai Noel em todas as regiões do município; além disso, eles se preparam para as compras

Iluminação. A praça da Glória, localizada no bairro Eldorado, está decorada e iluminada com as luzes de Natal desde o fim de novembro | Foto: MARIELA GUIMARÃES/O TEMPO
PUBLICADO EM 19/12/14 - 12h53

Contagem já está preparada para receber o bom velhinho e comemorar o Natal. Desde o fim do mês de novembro, a cidade está decorada com as luzes natalinas e a carreta do Papai Noel está percorrendo todas as regiões do município contribuindo com muita alegria para as crianças.
O morador do bairro Parque São João, Amadeu Santana, elogiou a novidade que teve início este ano e já chegou em sua região. “Trouxe minhas filhas para ver o Papai Noel. Elas têm 3 e 5 anos e adoraram. Fizeram a maior farra na carreta. Quem teve essa ideia está de parabéns!”, declarou.

Economia

A data é a melhor e mais rentável d[/NORMAL]o ano para o comércio, que já intensifica suas estratégias de venda para receber os consumidores. Este ano, os lojistas de Contagem passaram a ter uma expectativa maior em relação às compras do período, em função da Campanha “Natal com prêmios é Natal Contagem”.


Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Contagem (CDL), Frank Sinatra, espera-se um movimento nas lojas entre 6% a 10% maior do que no ano passado. “Queremos não só estimular o comércio, mas também potencializar a economia de Contagem, já que o incremento nas vendas mantém e gera empregos, aumenta a arrecadação e contribui, consequentemente, com a melhoria dos serviços prestados”, avalia.


Os lojistas, acreditando no grande volume de compradores, se organizaram para as contratações temporárias de fim de ano. “Houve um aumento de cerca de 10% na mão de obra, o que corresponde a aproximadamente de 700 a 800 novas contratações”, ressaltou o presidente da CDL.

Ainda de acordo com ele, a campanha tem dado retorno positivo, mantendo o comércio aquecido, e o aumento da renda dos trabalhadores com o pagamento do 13º salário também contribuiu para aquecer as vendas. “Além disso, não podemos deixar de considerar o apelo emocional do Natal que é forte. As pessoas não deixam de presentear, mesmo que seja com presentes de menor valor”.

Cerca de 350 lojas de segmentos diversos estão participando e satisfeitas com os resultados da campanha em seus negócios. “O clima de alegria e entusiasmo proporcionado pela iluminação de praças, realizada pela prefeitura, como as da Glória e Tancredo Neves, tem contribuído para impulsionar as vendas.Após visitarem os locais, as pessoas aproveitam para fazerem suas compras natalinas”, afirmou Sinatra.

Além dos prêmios, os lojistas estão oferecendo preços compatíveis e condições de pagamento facilitadas, o que atrai os consumidores para as lojas da cidade.

O Natal é uma festa religiosa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo, a figura central do cristianismo. 
A data foi estipulada pela Igreja Católica no ano de 350 por meio do Papa Julio I, sendo mais tarde oficializado como feriado.
O Natal é amplamente comemorado por muitos não cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Sendo eles: troca de presentes e cartões, a ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, visco, presépios e ilex. 
 
Símbolos natalinos
 
De acordo com informações do site significados.com, o Papai Noel é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças. 
Inspirado na figura de São Nicolau, um bispo do século III, o Papai Noel é responsável por trazer os presentes das crianças no Natal, segundo a tradição.
 
A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares, e normalmente é um pinheiro. Há muitas versões sobre a associação da árvore ao Natal. Uma delas é que o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade. O costume de enfeitar as árvores de Natal surgiu em 1539 em Estrasburgo. Na América Latina, apenas no século XX teve início essa tradição. Atualmente, as árvores são naturais ou artificiais.