104 anos

Entrega das unidades da Vila Barraginha 

126 famílias que viviam em áreas de risco vão receber as chaves da casa própria, no sábado (29)

Blocos. Apartamentos têm 103 unidades com dois quartos e 23 com três quartos, divididos em 18 blocos | Foto:
PUBLICADO EM 28/08/15 - 03h00

Um antigo sonho da comunidade vai se tornar realidade. No próximo sábado (29), às 10h, a Prefeitura de Contagem entrega as chaves dos apartamentos do Conjunto Habitacional Cidade Industrial, construído para abrigar 126 famílias que viviam na Vila Barraginha.

Com a entrega dos apartamentos, as famílias que viviam em áreas de risco terão moradia digna, com toda a estrutura necessária, como garagem, rampas, lixeiras, áreas verdes e espaço recreativo. Todo o local onde existia a vila será demolido e transformado em um parque linear. Há 23 anos, um deslizamento de terra destruiu mais de 300 barracos, matou 36 pessoas e deixou cerca de 1,3 mil desabrigados na região.

O conjunto habitacional conta com 126 apartamentos, sendo 103 unidades com dois quartos e 23 com três quartos, divididos em 18 blocos. Para a construção dos apartamentos, foram investidos mais de R$ 12 milhões. Os recursos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por meio de convênio firmado entre a prefeitura e o governo federal. As famílias que serão reassentadas no conjunto moram na Vila Barraginha, em áreas consideradas de risco geológico médio e grande.

Segundo o prefeito de Contagem, Carlin Moura, o conjunto habitacional vai muito além de uma obra realizada na cidade, significa o resgate da dignidade de diversas pessoas que residem em áreas de risco geológico. "É gratificante assegurar a essas famílias um novo lar, uma casa segura e agradável. Os futuros moradores do Conjunto Habitacional Cidade Industrial estão sendo acompanhados por meio dos programas Pré e Pós-Morar. Eles são auxiliados por assistentes sociais e aprendem a viver em condomínio. No Pré-Morar, as famílias podem eleger síndicos, estabelecer o regimento interno do condomínio e, até mesmo, escolher as cores do seu bloco. Na fase Pós-Morar, o trabalho realizado consiste em atividades coletivas e individuais junto às famílias, visando prepará-las para a moradia em condomínio.

Desde 2013, a prefeitura já entregou 112 apartamentos, na região do Petrolândia. Já estão em construção mais 360 unidades habitacionais, nos bairros Maria da Conceição, Cândida Ferreira, Vila Beatriz e Vila Itália.