Literatura

Escritor lança projeto

Com o apoio de comerciantes, Farelo de Quiat distribuirá livros no Nacional

Farelo de Quiat. Escritor e agitador cultural já foi vendedor de balas | Foto: mariela guimarães
PUBLICADO EM 27/09/13 - 10h40

“Tudo o que eu consegui até hoje foi através da leitura. E uma das formas de incentivar a leitura é tornando o livro acessível”. Com esse pensamento e muita vontade de ajudar a difundir o hábito de ler, o escritor contagense Alfredo de Oliveira Lima, mais conhecido como Farelo de Quiat, está lançado, no próximo domingo (6), o projeto Livros em todo lugar. Com a iniciativa, ele pretende distribuir livros gratuitamente no bairro Nacional.

O palco de inauguração do Livros em todo lugar será a principal praça do Nacional, e, na ocasião, serão distribuídos gratuitamente mais de cem títulos da editora FTD – uma das apoiadoras do projeto. Além disso, mensalmente, Farelo pretende distribuir livros por vários pontos comerciais do bairro, para que os interessados possam colhê-los caso gostem. Para isso, ele também está doando cerca de 70% de sua biblioteca particular.

A ideia de criar o projeto surgiu quando Farelo viu no Salão do Zezim, o mais movimentado do bairro Nacional, duas clientes lendo um livro de poemas. O fato despertou a curiosidade do escritor, e o dono do estabelecimento contou que havia comprado 20 títulos para doar. Os dois, então, decidiram levar adiante a iniciativa.

Cada obra virá acompanhada de uma mensagem, convidando quem vê-la a levar o livro, caso tenha se interessado.

Farelo, que é do interior de minas e já foi vendedor ambulante de balas no centro de BH, se sente realizado ao poder incentivar a leitura com o seu projeto. Hoje, o escritor e também professor possui o blog www.farelodequiat.blogspot.com.br onde posta diariamente textos literários e versos. Para ele, que contou ter sido despertado para o prazer da leitura tardiamente, ler tudo o que surgir é o primeiro passo para se apaixonar ao mundo das letras.