Unidade

Guarda Civil da cidade é referência na Grande BH

Agentes de segurança de Pedro Leopoldo são capacitados em Contagem, com treinamento, que acontece por 15 dias, abordará atividades teóricas e práticas

AÇÃO. Cerca de 16 guardas participaram do Curso Avançado de Manuseio e Emprego da Arma de Fogo | Foto: TRIZ COMUNICAÇÃO/DIVULGAÇÃO
PUBLICADO EM 15/09/17 - 03h00

Desde segunda-feira (11) a guarda civil de Contagem (GCC) está a frente do treinamento de 27 agentes do município de Pedro Leopoldo. O treinamento, que acontecerá por 15 dias, abordará atividades teóricas e práticas na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social. Para que o treinamento fosse realizado, o prefeito Alex de Freitas assinou um termo de cooperação técnica com o prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Costa, para a atuação dos guardas de Pedro Leopoldo na cidade de Contagem, sob a supervisão da GCC. Para o prefeito Cristiano, a atuação e o profissionalismo da Guarda Civil de Contagem é referência em toda a região metropolitana de Belo Horizonte.

A iniciativa está prevista no estatuto geral das guardas municipais de Minas Gerais e é a primeira vez que esse tipo de cooperação ocorre no estado. “Estamos orgulhosos de poder contribuir com outras guardas civis municipais, capacitando-os sobre como atuar em procedimentos que ainda não são feitos por elas, como patrulhamento preventivo, atuação em grandes eventos e técnicas de abordagem”, afirmou o comandante Levir.

O secretário Municipal de Defesa Social, Décio Camargos, atribuiu a solicitação do município aos muitos investimentos feitos em capacitação e treinamento neste ano, além da atuação em proximidade com a população.“ É uma honra para Contagem receber os guardas de Pedro Leopoldo e poder passar conhecimento e trocar experiências sempre a favor da segurança dos cidadãos. A Guarda Civil de Contagem recebe diariamente agentes de outras cidades em busca de informações e trocas de experiências. Estamos de portas abertas”, afirmou.

Embora tenha sido criada em 2006, a atuação da corporação de Pedro Leopoldo está sendo revista pelo legislativo municipal, segundo a comandante Girlane dos Santos. “Queremos aprimorar nossa qualificação, pois nosso último treinamento foi em 2013, e, desde então, precisamos rever nossas atuações. Como Contagem é referência para todas as guardas, nada mais produtivo do que estar aqui”, explicou.

Curso

A Guarda Civil de Contagem recebe treinamentos constantes para o manuseio e manutenção de armas de fogo. Na última segunda-feira (11), 16 guardas participaram do Curso Avançado de Manuseio e Emprego da Arma de Fogo em Situações de Alta Complexidade, ministrado pelo sargento William de Paula do 48º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

De acordo com o secretário Municipal-adjunto de Defesa Social, Irani Alvear, os índices de criminalidade em Contagem reduziram 6% no primeiro semestre de 2017 em comparação ao mesmo período do ano passado, conforme os dados da PMMG. Atualmente, 54 guardas estão habilitados para o uso de arma de fogo.