Tradição

Inscrições abertas para o Festival das Abóboras

Em sua 11ª edição, evento se caracteriza como uma competição culinária entre os grupos de idosos da cidade

GASTRÕ. Os pratos mais saborosos e melhores confeccionados | Foto: ELIAS RAMOS/PMC/DIVULGAÇÃO
PUBLICADO EM 21/07/17 - 03h00

No dia 18 de agosto acontece uma das mais tradicionais festas da Cidade, o “Festival Gastronômico das Abóboras”, festa essa que foi instituída no calendário da cidade por meio da Lei 4406 de 04 de Novembro de 2010, mas mesmo antes disso já fazia parte da história da Contagem.

As inscrições estão sendo feitas em qualquer Centro de Referência da Assistência Social (Cras/ Casa da Família) e na diretoria de Proteção Social Básica, situada na Rua Portugal, 20, no Glória, sempre das 08h às 12h e das 13h às17h, mais informações pelo telefone 3352-5453, nos mesmos horários, Vale lembrar que as inscrições são gratuitas e vão até o dia 05 de agosto, contudo as vagas são limitadas para os 30 primeiros grupos inscritos. O festival está em sua 11ª edição e se caracteriza como uma competição culinária entre os grupos de idosos, organizados no município. Cada grupo inscrito participa com a produção de um prato que deve ter como ingrediente principal em seu preparo a abóbora.

A festa será na Praça Nossa Senhora da Glória, a partir das 18h. O público poderá experimentar as receitas, produzidas pelos idosos, e participar de uma votação popular que ajudará a eleger os três pratos ganhadores. Esses vencedores serão premiados da seguinte forma: 1º, 2º e 3º lugar do juri técnico e 1º, 2º e 3º lugar do juri popular. Além dessas premiações haverá a eleição das barracas mais criativas com premiações de 1º, 2º e 3º lugares dos juris técnico e popular.

História. Na época do Brasil-colônia por volta de 1700, a Coroa portuguesa mantinha o controle sobre toda riqueza brasileira. O ouro era o principal objetivo dos colonizadores e ele existia em grande quantidade na região de Minas Gerais. O Rei de Portugal, buscando exercer maior controle sobre o comércio, mandou construir Postos Fiscais ao longo dos caminhos onde era feita a contagem das cargas, dos escravos e a cobrança de impostos. Um desses postos, também chamado de "Registros", foi construído numa região que, na época, era conhecida como "Região das Abóboras". Quando os tropeiros saíam em viagem, vindo da Bahia, de São Paulo e do Rio de Janeiro, davam a referência: "Vamos passar no Registro das Abóboras", Contagem das Abóboras.