Talentos de Contagem

O belo ateliê de confeitaria de uma ex-cabelereira

Ela começou fazendo doces para a festa de seu filho, hoje tem a própria empresa e empreende

BOM BOM. O auto-aprendizado e a força de vontade de Ana Beatriz | Foto: JORGE ANDRÉ/DIVULGAÇÃO
PUBLICADO EM 16/03/18 - 03h00

Como a maioria da mulheres, com ela não foi diferente, depois da maternidade percebeu que estava ficando cada vez mais difícil conciliar trabalho, casa e filhos. Em 2008, a contagense Ana Beatriz trabalhava como cabeleireira, e ao organizar a festa de aniversario do seu primeiro filho, entre uma folga e outra, aventurou-se em fazer uns doces para a festinha del. “Os convidados elogiaram muito e foi nesse momento que tive a certeza q era nesse ramo que eu queria trabalhar”, declara.

Dai pra frente, Ana Beatriz investiu em cursos na área de confeitaria básica, artística, chocolataria e vários outros. “Minha primeira encomenda, foi da dona do salão de beleza onde eu trabalhava, que foram uns doces para a festa de aniversario da sua filha, e depois os colegas de trabalho do meu marido, poi sele levava todos os dias trufas e pães de mel, essa era a maior motivação para que eu investisse mais”, diz emocionada.

A vontade de crescer era tao grande, que Ana Beatriz persistiu e chegou a perder noites de sono, montando seu próprio site. “Eu não fazia a menor noção por onde começar, mas aos poucos fui carregando de fotos e informações, sobre eu e meu trabalho, ainda de forma bem simples mas que já chamava atenção de noivas, mamães e até mesmo buffets de Contagem e Belo Horizonte e em três meses o meu site estava pronto”.

E foi sempre com muito empenho que o trabalho avançou. Dai em diante foram muitas festas de aniversario, casamentos, confraternizações em igrejas e empresas, congressos, e ela convidada para participar do programa Sempre Feliz na Rede Super de Televisão, onde ensinou um doce espanhol, o Pan de Higos a base de figos turcos, avelãs e chocolate.

“A procura era tao grande, que passei a ministrar cursos na área, ainda em meu apartamento de doces modelados e do nosso queridinho pão de mel. Cheguei a dar aula para uma mamãe que me encontrou pela internet e morava em Nova Iorque, e se encontrava na mesma situação que eu, ‘voltar a trabalhar fora depois da maternidade’, ministrei um curso de 1 semana onde eu a ensinei tudo o que eu sabia, ela queria levar todas as novidades daqui do Brasil la pra fora” declara Ana.

Ana, que vai inaugurar um ateliê no Eldorado, diz que está no mercado de festas e eventos há 10 anos ministrando cursos na área de confeitaria, participando de feiras e eventos gastronômicos na região de Contagem, atendendo a todos os tipos de festas, desde um simples coquetel a uma grande festa de casamento.