Importância

Orquestra Jovem das Gerais encanta o público europeu 

34 alunos da ONG sediada em Contagem participaram de concertos na França e na Itália, onde estiveram, por 20 dias, mostrando o talento para plateias estrangeiras

Destaque. Público europeu ficou encantado com a apresentação dos alunos da orquestra, comandados por Renato Almeida e Rosiane Reis | Foto: orquestra jovem
PUBLICADO EM 25/07/14 - 03h00

Durante 20 dias, os jovens musicistas da Orquestra Infantojuvenil Doutor Milton Dias, grupo que compõe a Orquestra Jovem das Gerais, sediada em Contagem, realizou vários concertos na França e na Itália – onde estiveram entre os dias 24 de junho e 14 de julho.

Ao todo, 34 alunos da ONG tiveram a oportunidade de viver a experiência de se apresentarem para um público composto de pessoas de diversas nacionalidades. Esse intercâmbio foi possível devido à participação do grupo em dois eventos de grande importância no âmbito da música orquestral clássica e popular.

O início da Turnê 2014 foi na França. Após conhecer um pouco das belezas de Paris, os jovens músicos realizaram concertos no Provencal Festival of Youth Orchestras, totalizando três apresentações no país. Cerca de 800 apreciadores da música clássica prestigiaram o grupo brasileiro, que, além da Cidade-Luz, apresentou-se em Balaruc-les-Bains e Le Muy.

Depois, os jovens musicistas seguiram rumo à Itália, onde participaram do 16º Festival Orchestre Giovanili, que teve participação de orquestras de vários países, como Portugal, Espanha, Alemanha e EUA.

A Orquestra Infantojuvenil Doutor Milton Dias encantou um público estimado em 2.500 pessoas, nas quatro apresentações que realizou no evento. A execução das obras esteve sob o comando dos maestros e coordenadores da ONG Renato Almeida e Rosiane Reis. As plateias de ambos os países tiveram a oportunidade de ouvir canções de Ary Barroso, Luiz Gonzaga, Villa Lobos, entre outros grandes nomes da música.

As músicas orquestrais foram interpretadas por crianças, adolescentes e jovens musicistas de comunidades em situação de vulnerabilidade social da região metropolitana de Belo Horizonte, que tiveram sua primeira experiência no exterior. A Orquestra Jovem das Gerais coloca seus beneficiados em contato com várias realidades, buscando despertar neles a consciência cidadã por meio da transformação social.

Sobre a orquestra

Fundada em 1997 pelos músicos Renato Almeida e Rosiane Reis, a ONG Orquestra Jovem de Contagem promove o desenvolvimento cidadão por meio da arte, cultura e educação. A instituição oferece oficinas de instrumentos de cordas, sopros e percussão a crianças, adolescentes e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social da região metropolitana de Belo Horizonte.

Situada em Contagem, a ONG atende atualmente 250 crianças. Em seu espaço, 1.400 beneficiados despertaram talento artístico ao longo dos anos. O acesso democrático à arte possibilitou a seus jovens musicistas a experiência de apresentar concertos em vários segmentos sociais, fato que revitaliza a formação cidadã e a inclusão social.