Projeto de destaque

Orquestra Jovem realiza mais um concerto gratuito 

Jovens com idade entre 14 e 18 anos apresentarão repertório com músicas de grandes nomes da música erudita

Orquestra Jovem. Projeto já atendeu 1.400 alunos e existe há 17 anos | Foto: divulgaçao
PUBLICADO EM 31/10/14 - 03h00

Completando sua 11ª apresentação no mês de outubro, a ONG Orquestra Jovem das Gerais realiza nesta sexta-feira, 31 de outubro, concerto inédito no Teatro Dom Silvério, em Belo Horizonte. Trinta e cinco jovens instrumentistas, com idade entre 14 e 18 anos, interpretam obras de grandes nomes da música erudita, como Villa-Lobos, Antonio Vivaldi, Maurice Ravel e Rossini.

O público ainda confere a execução de obras de Ary Barroso, Guerra Peixe, Claudinho e Buchecha, entre outros. Os jovens musicistas executam as composições sob a batuta do maestro Carlos Aleixo. A apresentação é uma oportunidade de o público observar o crescimento musical dos alunos da instituição.

O Teatro Dom Silvério fica na avenida Nossa Senhora do Carmo, 230, na Savassi. A apresentação acontece. As 19h30, e a entrada é gratuita.

Orquestra é sucesso

Atualmente, 300 alunos têm oficinas de instrumentos de cordas, sopros e percussão. Ao longo dos anos, 1400 estudantes passaram pelo projeto social, e o resultado do trabalho é perceptível. Vinte e cinco jovens atuam profissionalmente na música; nove ex-alunos cursam faculdade de música na Universidade Estadual de Minas Gerais e na Universidade Federal de Minas Gerais; outros 13 fizeram a mesma graduação; e dez estudantes são monitores das oficinas.

Há dezessete anos, a instituição desenvolve arte, cultura e educação na vida de seus alunos, que são moradores de regiões em situação de vulnerabilidade social na Região Metropolitana de Belo Horizonte.