Debate

Pediatria no Petrolândia a partir do mês de maio

Jair Tropical e comunidade reivindicam melhorias

REUNIÃO. Secretário de Saúde, Bruno Diniz, com os parlamentares | Foto: SAMUEL JUNIO TOMAZ/CMC/DIVULGAÇÃO
PUBLICADO EM 16/03/18 - 03h00

Sem atendimento pediátrico já a algum tempo, a população da região do Petrolândia sofre com a ausência de médicos dessa especialidade e por isso a comunidade decidiu se unir e reivindicar no Legislativo.

Diante disso, o vereador Jair Tropical (PCdoB) solicitou o retorno do atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Petrolândia ao secretário Municipal de Saúde, Bruno Diniz, durante uma reunião na presidência da Câmara Municipal, na última terça-feira, 13, com os vereadores.

A reivindicação, segundo o parlamentar, é antiga “Em 2017 cobramos, por meio do requerimento nº 564/2017, aprovado na reunião plenária da Câmara no dia 16 de maio, a contratação de pediatras na UPA Petrolândia. Junto ao requerimento, que foi enviado à Secretaria de Saúde, entregamos ainda um abaixo-assinado da população, com milhares de assinaturas”, disse.

Riscos

Durante a reunião com o secretário, Jair Tropical solicitou resposta da prefeitura, por entender que o caso deve ser tratado como prioridade pelo poder público “É muito triste ver uma mãe desesperada procurando por atendimento médico para um filho e ter que percorrer uma longa distância até o Centro Pediátrico no bairro Eldorado, muitas vezes até pela madrugada, colocando em risco a vida das crianças. Tem famílias que não têm sequer condições financeiras para esse deslocamento. Além de ser uma questão de humanidade, é lei que as UPAs tenham essa especialidade”, defendeu.

Resposta

Em resposta, o Secretário de Saúde Bruno Diniz, afirmou que o governo entende a necessidade, porém devido a alguns ajustes financeiros ainda não tinha sido possível o retorno, mas que há a previsão que até o mês de maio a especialidade passe a atender a população.

Mais UBS

Na mesma reunião, o vereador também apontou a necessidade da construção das Unidades Básicas de Saúde nos bairros São Luiz e Tropical. Bruno Diniz afirma que a obra da UBS São Luiz ainda será licitada para que seja construída na rua Monte Belo, antigo galpão do CECOC, já a UBS do Tropical, o terreno ainda está sendo analisado.