Reunião

Poluição é denunciada e Meio Ambiente responde

Legislativo de Contagem busca solução para fumaça de empresa no bairro Kennedy

ATO. Nova reunião no dia 10 | Foto: LEANDRO PERCHÉ/CMC/DIVULGAÇÃO
PUBLICADO EM 24/05/19 - 03h00

A Câmara de Contagem reuniu, na terça-feira (21), vereadores, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e moradores do bairro Kennedy, para buscar solução para a poluição causada pela queima de lixo pela empresa Gruntec Serviços Ambientais na região.

Na reunião, os moradores expuseram os problemas causados pela fumaça que, segundo eles, é expelida pela empresa inclusive no horário noturno e de madrugada. Entre os transtornos, eles relataram muito mau cheiro, ardência nos olhos, náuseas, e problemas nas vias respiratórias e pulmonares. Um dos presentes relatou, inclusive, ter sido diagnosticado com pneumonia química.

O secretário de Meio Ambiente, Wagner Donato, e o superintendente de Políticas Ambientais, Tércio Morais, explicaram que a Gruntec está em dia com sua licença e tem passado por fiscalizações periódicas. Eles lembraram que a empresa já foi autuada por problemas de saúde de funcionários e teve que realizar adequações em suas instalações, apresentando melhorias. No entanto, como tem causado transtornos para a comunidade, os gestores vêm conversando com a empresa para sua mudança, provavelmente, para o Cinco.

Wagner Donato sugeriu convocar a empresa para uma reunião na Prefeitura de Contagem com representantes da secretaria, do Conselho Municipal de Meio Ambiente, vereadores e moradores do Kennedy. A reunião será 10 de junho às 9 h, na prefeitura.