Benefícios

Projeto encaminha adolescentes e jovens ao mercado de trabalho

Morador afirma que após curso de capacitação, foi admitido e integrado ao programa “Jovem Aprendiz”

Alunos se preparam para o mercado de trabalho | Foto: isabella carvalho/pmc
PUBLICADO EM 24/04/15 - 12h13
Jovens entre 14 e 21 anos incompletos, por meio do Programa Capacitar para Crescer, são encaminhados ao Programa Jovem Aprendiz, que garante a vaga de emprego nas empresas credenciadas.
 
Antes de se tornarem aprendizes, os cadastrados passam por um processo seletivo, com prova de matemática e português, e depois por um curso de qualificação. 
 
É o exemplo de Alex Gomes, 16 anos, morador do bairro Água Branca, que ficou sabendo da capacitação no próprio SINE Contagem. Antes mesmo de concluir o curso, foi admitido e integrado ao Jovem Aprendiz. Com apenas uma semana de trabalho, se diz satisfeito. 
 
"A nova rotina de trabalho e estudo me obrigou a uma mudança de hábitos e comportamentos. Hoje sei que tenho obrigações a cumprir e que preciso ser disciplinado", destacou.
A diretora do Centro de Educação Tecnológica (CET) da Fundação CSN, Denise Pereira Martins, destaca a importância da participação da Prefeitura de Contagem no programa. 
 
“Contagem foi pioneira nesta parceria. A prefeitura arca com o salário dos professores, e a Fundação CSN fornece o know-how, o material didático e faz o encaminhamento para as empresas de acordo com a demanda apresentada”.
 
Jovem aprendiz
Para participar do programa, os jovens devem cursar os ensinos fundamental ou médio. 
 
Segundo a Secretaria de Trabalho e Renda, mais de 300 alunos fizeram o curso. Destes, 174 já foram admitidos no Programa Jovem Aprendiz.