Pingue pongue

Reeleito, presidente fala da reforma administrativa 

Pela segunda vez consecutiva, Gil Antônio Diniz, o Teteco, assume a presidência da Câmara Municipal de Contagem (CMC) para o biênio 2015/2016. Os 21 vereadores aprovaram por unanimidade a Mesa Diretora. Em entrevista exclusiva ao jornal O TEMPO Contagem, o presidente fala sobre sua atual administração e também sobre os planos para o futuro.

PUBLICADO EM 21/11/14 - 03h00

O senhor tem quantos mandatos como vereador? Estou atualmente no meu quinto mandato como vereador dessa cidade, com muito orgulho. Fui eleito pela primeira vez em 1986.

E como surgiu a ideia de ser candidato a vereador em Contagem? Eu sempre tive muita estima por Contagem, e há muitos anos atuo aqui no setor empresarial. Na eleição do então prefeito Newton Cardoso, em 1986, ele me convidou para fazer parte do quadro de candidatos pelo PMDB a uma vaga no Legislativo e eu aceitei o desafio. Na ocasião fui o segundo vereador mais votado de Contagem.

Sempre foi filiado ao PMDB? Sim, sempre. Minha filiação no PMDB foi em 1971, e, desde então, nunca saí da sigla. Disputei todas as eleições nesse período pelo PMDB.

O deputado Federal Newton Cardoso Junior será candidato à prefeito de Contagem nas próximas eleições, em 2016? Eu digo hoje como presidente do PMDB de Contagem e também como coordenador geral da campanha de Newton Junior para Deputado Federal, a votação dele foi um sucesso muito grande, sabemos que ele teve uma votação expressiva em Contagem. No entanto, teve uma votação muito grande em muitos outros municípios do Estado. Ele nos ouve muito, e já colocamos para ele a nossa posição, que é a de que ele não deve ser candidato a prefeito de Contagem já em 2016. Ele tem um compromisso muito grande com as cidades do interior, que deram a ele mais de 100 mil votos. As lideranças do interior, aqueles que o apoiaram em suas bases, estão depositando no Newton Junior uma expectativa muito grande no que diz respeito a sua atuação na Câmara Federal. Os prefeitos que se dedicaram a sua campanha em suas respectivas cidades esperam dele (Newton Junior) apoio inclusive nas eleições municipais. Afinal, ele foi o deputado majoritário em nada menos que 73 cidades de Minas. Acho que é prudente que ele faça um estágio no Congresso Nacional e só depois amadurecer a ideia de disputar as eleições municipais em Contagem. Nosso compromisso, hoje, é continuar com a coalizão com o PCdoB do prefeito Carlin Moura.

Qual a avaliação que o presidente da Câmara faz a respeito dos dois primeiros anos de mandato do prefeito Carlin Moura? Carlin Moura é um jovem muito inteligente, que sem dúvida está fazendo uma administração moderna, com transparência e competência. É claro, enfrenta uma situação complicada e desafiadora que não afeta só o município de Contagem, mas os municípios de maneira geral. Esses dois primeiros anos de mandato foram desafiadores para ele, com certeza. E acredito que agora, nos dois próximos anos que ele tem até o fim da sua primeira administração à frente do Executivo Municipal serão melhores e de muita mudança. Acredito que ele também pensa, a partir de agora, em uma reforma administrativa para garantir sua reeleição. Ele tem uma expectativa muito grande com o PAC 2, com muitas obras da mobilidade urbana vão ser executadas a partir do próximo ano e que vão melhorar e muito a vida dos contagenses. Eu creio que ele terá, então, a segunda metade do mandato de muito êxito.

Dentro da Câmara existe algum tipo de oposição por parte dos vereadores à Administração Municipal? O Legislativo tem por natureza a oposição e a situação. O que acontece é que desde o início do mandato de Carlin Moura, os projetos de iniciativa do Executivo se apresentam de forma clara e garantem uma avaliação positiva por parte dos vereadores desta Casa. Com certeza cada um de nós, vereadores, está firme na tarefa de legislar e fiscalizar as ações do Executivo, mas há, de toda forma, uma harmonia entre os parlamentares e a administração municipal. Os projetos enviados pela prefeitura, no ano passado e neste ano, não geraram dúvidas a respeito de sua eficácia, por isso temos analisado e aprovado as matérias que apreciamos da prefeitura.

Em linhas gerais, qual o balanço que o senhor faz dos últimos dois anos em que esteve à frente a presidência da Câmara? Eu fui reeleito como presidente no último dia 11 por unanimidade nesta Casa, com 21 votos. Isso me faz acreditar que fiz um bom trabalho. Não tivemos sequer chapa de oposição. Houve sempre muito respeito e diálogo entre os membros da mesa diretora e os demais vereadores. E espero fazer um trabalho melhor ainda no próximo mandato como presidente da Câmara.

Fale um pouco sobre seus projetos para os próximos dois anos. Espero que 2015 e 2016 sejam anos muito proveitosos aqui na presidência. Com muita coragem e determinação vamos iniciar a reforma e ampliação do prédio da Câmara. Acredito que este vai ser o grande projeto e o grande legado que vou deixar dos meus dois mandatos como presidente nesta legislatura. Este prédio que nos abriga hoje é muito antigo, construído em 1965, e já não comporta mais a magnitude do nosso trabalho e nem consegue atender as demandas de acessibilidade exigidas pelo Ministério Público, em razão de não podermos mexer na estrutura da edificação. Acompanhando a modernização do Ministério Púbico, que recentemente inaugurou sua nova sede em Contagem, e a inauguração, em breve, do novo prédio do Fórum de Contagem, a Câmara dá mais um passo para a sua modernização. O Legislativo também precisa de se adaptar à nova realidade de Contagem, que mostra cada dia mais uma cidade moderna e avançada.

O que o senhor espera do Poder Legislativo Municipal dessa nova gestão da Câmara Municipal como um todo? O trabalho em plenário dos vereadores? Acredito que esse ano vai ser de muita harmonia nessa Casa, seguindo a lógica desses dois últimos anos. Acho natural que os trabalhos se intensifiquem à medida que se aproximam as próximas eleições municipais. Vamos continuar aprimorando nossos canais de comunicação com a população, por meio do nosso site, a ouvidoria e as campanhas publicitárias institucionais que demos início em 2014 e que foram de grande importância para a imagem do Legislativo Municipal. O que a gente quer é participação, engajamento e trabalho para nosso povo.