Competição. Time vence duas partidas seguidas e joga semifinal na cidade vizinha de Betim

Sada Cruzeiro conquista vaga na semifinal do vôlei

Os tempos técnicos que aconteciam nos pontos 8 e 16 foram abolidos na disputa

LANCE. O Sada Cruzeiro está na semifinal do Mundial Vôlei. Confira como foi o último ponto do jogo | Foto: RONALDO SILVEIRA / OTEMPO
PUBLICADO EM 21/10/16 - 10h56

No segundo dia do Campeonato Mundial de Clubes, o Sada Cruzeiro encarou o representante do continente africano, o Tala’ea El-Gaish, do Egito, e venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25/18, 25/20, e 25/15, no Ginásio Divino Braga, em Betim. O jogo aconteceu na na quarta-feira, 19, e com este resultado, somado à vitória na estreia sobre os asiáticos do Taipé Chinês, o time celeste encaminha sua classificação para a semifinal do torneio, chegando aos seis pontos. Um duelo fortíssimo marcou a terceira rodada da chave A na quinta-feira, 20. O atual campeão Mundial Sada Cruzeiro enfrentaria o vice Zenit Kazan, que bateu os egípcios na estreia e folgou na segunda rodada.

Além dos últimos finalistas do Mundial em quadra, o duelo entre Sada Cruzeiro e Zenit Kazan colocou em lados opostos três grandes jogadores cubanos: Leal e Simon, pelo time brasileiro, e Leon, pela equipe russa.

Simon avaliou a participação do Sada Cruzeiro no campeonato e previu uma grande batalha contra os russos. “Estamos jogando muito bem, mas penso que temos melhorar bastante ainda nosso saque, nosso ataque, temos que melhorar. O Zenit Kazan é um dos favoritos e temos que jogar muito bem para enfrentá-los. Meu compatriota Leon é um grande jogador, e não somente ele, mas todo o time. Mas teremos que trabalhar bem e fazer nosso jogo amanhã”, afirmou Simon antes da partida.

O MVP do último Mundial, o cubano Leal, concordou com o amigo e companheiro de equipe. “Acho que tem times muito bons nesse Mundial e o nível está muito bom. Vai ser um confronto difícil e jogar contra o Leon vai ser legal. Vamos tentar manter nosso jogo, nossa intenção é o primeiro lugar nesse grupo. Mas sabemos que vai ser mais um jogo para estudá-los. É mais uma partida em que nos enfrentamos e teremos um pouco mais de estudo sobre eles, já pensando na fase final. Temos que jogar bem. Estamos com um ritmo interessante e neste ano eles estão um pouco mais fortes, então temos que estar bem preparados para jogar contra eles”, comentou Leal antes do jogo de ontem quinta-feira (20).

Nos outros confrontos disputados na quarta-feira, destaque para o duelo argentino entre o UPCN San Juan, três vezes bronze no torneio, e o Bolívar, que levou a melhor em quatro sets, parciais de 33/31, 22/25, 30/28 e 27/25. Com esse placar, o grupo B do torneio tem três times com 3 pontos: os dois argentinos, com uma vitória cada, e o Trentino, da Itália. Somente o Minas, superado pelos italianos por 3 a 0 também nesta quarta, ainda não pontuou.

Sada Cruzeiro – William, Evandro, Rodriguinho, Leal, Isac, Simon e o líbero Serginho. Entraram: Léo, Fernando Cachopa e Renan. Técnico: Marcelo Mendez.

Tala’ea El-Gaish – Bekhit, Abdelhay, Abdelrehim, Thakil, Hernandez, Ilouoni e o líbero Abdelaal. Entraram: Mahmoud, Mohamed, Islam e Omar. Técnico: Sherif H. Elshemerly

Novidade
Neste Mundial, conforme determinações da Federação Internacional de Vôlei – FIVB, os tempos técnicos que aconteciam nos pontos 8 e 16 foram abolidos, assim como na Rio 2016. Permanecem somente as duas paradas que os treinadores têm o direito de solicitar por etapa. Além disso, os árbitros da competição estão orientados a manter o tempo entre o final de um ponto e o próximo saque em até 15 segundos. O objetivo é que as partidas ocorram de maneira mais ágil e dinâmica.