Eleições

Site do TSE tem dados das contas partidárias

Pré-candidato a deputado estadual de Contagem obtém parceria com vereador de Betim que deverá ser o coordenador metropolitano

Apoio. O presidente do PSDC, Alessandro Marques, firmou parceria com o vereador de Betim Beto do Depósito para sua pré- candidatura | Foto: DIVULGAÇÃO
PUBLICADO EM 11/04/14 - 02h04

O Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) coloca à disposição de todos os cidadãos na aba “Partidos”, localizada na barra superior em azul da página inicial, diversos dados de interesse sobre as legendas políticas brasileiras. A aba está dividida em cinco links: Contas Partidárias, Filiação Partidária, Fundo Partidário, Partidos Políticos e Propaganda Partidária. As informações atendem aos princípios da ampla divulgação ao público e transparência dos dados coletados pela Justiça Eleitoral.

No link “Contas Partidárias” da aba, o cidadão pode consultar as prestações de contas anuais dos diretórios nacionais dos partidos, os resultados dos julgamentos das contas pelo TSE desde 2000, as devoluções ao erário feitas pela legenda (quando o partido aplica irregularmente os recursos do Fundo Partidário ou não apresenta contas), e a relação de processos de contas partidárias. Em “Filiação Partidária”, o interessado tem acesso direto ao sistema de filiação partidária Filiaweb, no qual pode pesquisar a relação dos filiados a uma legenda, certidões de filiação e fazer download dos arquivos. Além disso, pode acessar as normas de filiação partidária, as estatísticas de filiação e esclarecer dúvidas no link “perguntas frequentes”.

No terceiro link “Fundo Partidário” da aba "Partidos”, pode-se consultar a distribuição mensal por partido das verbas do fundo (repasses dos duodécimos orçamentários e das multas) em 2014, as de anos anteriores a partir de 1994, a legislação eleitoral, resoluções do TSE e “perguntas frequentes” sobre o tema.

Já na seção “Partidos Políticos” estão disponíveis informações sobre os 32 partidos com registro no TSE. Finalmente, no link “Propaganda Partidária” da aba o cidadão pode conhecer os objetivos que essa propaganda deve atender, o calendário 2014 de transmissão da propaganda nacional das legendas (programa partidário em bloco e inserções nacionais) na TV e no rádio. Também na seção é possível verificar a legislação eleitoral (Lei dos Partidos Políticos – Lei n° 9.096/1995 e outras)

PSDC
O presidente do PSDC, Alessandro Marques conquistou uma importante parceria para sua pré-candidatura a deputado estadual. Ele terá como coordenador um vereador no exercício do terceiro mandato, Carlos Roberto de Carvalho, que é popularmente chamado de Beto do Depósito. Sua trajetória política se iniciou em 1996, quando foi eleito vereador pela primeira vez pelo PPB, com 1.292 votos. Em 2004, retornou à Câmara de Betim pelo Partido Popular Socialista (PPS), com 2.747 votos. Na última eleição municipal, elegeu-se com 4.377 votos pelo Partido Social Cristão (PSC), obtendo a segunda maior votação da cidade.